Primeira sala de aula digital para CFCs é lançada no Brasil | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Primeira sala de aula digital para CFCs é lançada no Brasil

Por: Daniela Saragiotto . 06/07/2020
Meios de Transporte

Primeira sala de aula digital para CFCs é lançada no Brasil

Plataforma em funcionamento no RS e em SP garante a retomada das atividades pelos Centros de Formação de Condutores, atendendo às exigências dos órgãos de trânsito

3 minutos, 23 segundos de leitura

06/07/2020

Por: Daniela Saragiotto

sala-de-aula-digital-da-procondutor
Instrutor da Sala de Aula Digital da Procondutor dá aula à aluna Thais Ribas em sua primeira habilitação. Foto: Divulgação

Diversos setores da sociedade precisaram adaptar suas atividades por causa da pandemia do novo coronavírus e do isolamento social imposto por ela. Nos órgãos de trânsito, tem ocorrido o mesmo: para estabelecer a continuidade dos serviços, algumas resoluções foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no último mês de maio.

Uma delas é a 783/2020, que autoriza a realização de aulas técnico-teóricas à distância, um jeito de garantir que os alunos façam o processo de habilitação de forma online, e realizem apenas as aulas práticas, que são obrigatórias, presencialmente.

Para atender a essa resolução, a Procondutor, empresa de soluções de trânsito especialista em educação digital, acaba de lançar a Sala de Aula Digital, plataforma para ensino online para Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Ela conta com ferramentas de videoaulas que atendem às regras de ensino remoto do Contran e foi desenvolvida para manter instrutores e alunos conectados.

Começou no Rio Grande do Sul

O Estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a contar com a Sala de Aula Digital, após sua homologação pelo Departamento de Trânsito (Detran) em maio. Desde então, mais de 5 mil alunos puderam usar a plataforma, que realizou, até o momento, 3 mil aulas.

Em junho, o Estado de São Paulo também liberou as atividades por meio desse recurso tecnológico e a Procondutor planeja disponibilizar esse serviço para outras localidades.

De acordo com Claudia de Moraes, diretora de produtos da Procondutor, as ferramentas digitais são aliadas para que os CFCs sigam funcionando e os alunos possam obter a primeira habilitação.

Claudia de Moraes, diretora de produtos da Procondutor: “A plataforma é totalmente comandada pelo instrutor teórico e ela disponibiliza tudo o que ele precisa para criar a experiência de uma sala de aula presencial, só que online.”

Como funciona

  • Para iniciar a aula, o instrutor gera um código de acesso e envia aos alunos por e-mail ou aplicativo de mensagens e, ao clicar no link, o aluno é direcionado para a Sala de Aula Digital, que conta com mecanismos de segurança de acordo com a Resolução do Contran nº 783/2020, e também está apta para atender aos requisitos adicionais estabelecidos pelas portarias dos Detrans, que variam dependendo da localidade.
  • Obrigatoriamente, no começo e no final de cada aula, a plataforma realiza o processo de biometria por meio do reconhecimento facial do aluno e, também, do professor. O sistema organiza as aulas realizadas pelo aluno e, depois, envia os dados para o Detran, assegurando que o CFC tenha a garantia da carga horária aplicada para cada aluno.
  • O sistema de transmissão ao vivo permite que o instrutor dê aulas em tempo real, pelo computador, tablet ou celular, interagindo com os alunos e esclarecendo dúvidas. Eles podem trocar arquivos, documentos e informações pelo chat durante a aula.

Praticidade

Além de permitir a interação entre instrutores e alunos, a plataforma disponibiliza o conteúdo para o curso de primeira habilitação em duas versões: a do instrutor e a do aluno. Na primeira opção, o instrutor encontra orientações pedagógicas sobre como abordar os conteúdos, dinâmicas para serem realizadas durante a aula, debates e uma curadoria de vídeos conectados com o conteúdo.

“Há também a opção de sugestões de cronogramas de aulas para facilitar a vida do instrutor, mas ele tem total liberdade para utilizar os conteúdos da maneira que decidir”, explica Claudia de Moraes.

Já na versão do aluno, além das transmissões em tempo real realizadas pelos instrutores, é possível acessar todo o conteúdo de aula e materiais de apoio a qualquer hora e em qualquer lugar, por computador, tablet ou celular. “Eles também podem testar seus conhecimentos com exercícios e um simulado ao final de cada módulo”, diz.

Para saber mais, acesse aqui.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login