Nova Honda XRE 300 Sahara oferece design moderno com estilo aventureiro
Inspirada em modelo que fez sucesso nos anos de 1990, moto trail traz novo motor de 300 cc além de inovações técnicas para oferecer robustez e versatilidade em qualquer terreno
5 minutos, 58 segundos de leitura
26/12/2023
Por: Honda, Estadão Blue Studio.
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Um dos lançamentos mais aguardados do mercado de motos neste ano, a nova Honda XRE 300 Sahara chegou às lojas em dezembro. Com a missão de substituir a antiga XRE 300, um dos modelos de maior sucesso da fabricante no Brasil, a nova Sahara 300 buscou inspiração no passado, mas trouxe um design inédito, além de importantes inovações técnicas.
Para criar sua nova moto trail, a Honda se inspirou na NX 350 Sahara, modelo que fez sucesso nos anos de 1990. “Assim como no final da década de 80, quando foi lançada a NX 350 Sahara, a nova Sahara 300 foi apresentada como uma motocicleta robusta, versátil, adequada a diferentes tipos de utilização e clientes”, explica o gerente de Marketing da Honda Motos, Renato Carreira Cruz.
O novo modelo de 300 cc da Honda resgata o conceito da Sahara de ser uma moto de uso misto, ou seja, adequada para rodar nas grandes cidades, mas também confortável e versátil para encarar uma grande aventura, no asfalto ou na terra. Inspirada também na Africa Twin 1100 cc, a Sahara 300 é uma moto completamente nova. Design, chassi, motor e câmbio foram projetados para oferecer versatilidade e robustez.
Como é a nova Sahara 300
Visualmente, a nova XRE 300 Sahara traz linhas mais modernas e angulosas, seguindo a identidade visual dos modelos aventureiros da Honda. O modelo trail se caracteriza por um novo e eficiente conjunto óptico de LED. Assim como o farol, os piscas e a lanterna também usam LEDs.
Uma interessante novidade é o painel completamente digital do tipo blackout, como nos smartphones. Bastante completo, traz velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível, hodômetros e ainda um computador de bordo. Outro detalhe útil é a nova entrada USB-C, ao lado do painel, que permite recarregar o smartphone ou até mesmo um GPS.
Na parte ciclística, a Sahara 300 recebeu um novo chassi, baseado na Honda CRF 250F, motocicleta que venceu por quatro vezes consecutivas a mais dura prova do off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões. Para reforçar sua vocação aventureira, o novo modelo usa rodas raiadas, com aro 21, na dianteira, e 18, na traseira. Ambas usam pneus de uso misto Metzeler Karoo Street. Desenvolvidos exclusivamente para o modelo, prometem boa aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra.
O conjunto de suspensões também oferece conforto e robustez. Na dianteira, o garfo telescópico tem tubos de 41 mm de diâmetro com 245 mm de curso. Já na traseira, a nova balança de alumínio, também derivada da CRF 250F, traz um monoamortecedor, com regulagem na pré-carga da mola e curso de 225 mm. O longo curso das suspensões reforça ainda mais sua capacidade para enfrentar as imperfeições do asfalto nas cidades ou os obstáculos de uma estrada de terra.
Com peso de apenas 147 kg, a nova Sahara promete boa maneabilidade, além de segurança nas frenagens. Equipada com freios a disco nas duas rodas, a nova XRE 300 conta com sistema ABS de série em ambas. Vale destacar ainda o sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, um equipamento inédito em modelos dessa capacidade cúbica e que aumenta a segurança do motociclista.
Motor flex e câmbio de seis marchas
No coração da nova moto trail da Honda, está um moderno motor de um cilindro, 293,5 cm³ de capacidade, com arrefecimento a ar. Bicombustível, o monocilíndrico produz até 25,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e 2,74 m kgf a 5.750 rpm de torque, quando abastecido com etanol. Números que mostram bom torque para rodar na cidade e potência suficiente para pegar a estrada.
Além do bom desempenho, o motor da Sahara 300 já atende ao PROMOT 5, a mais recente legislação que limita a emissão de poluentes nas motocicletas. Mas uma grande mudança em relação à antiga XRE 300 está na embreagem assistida e deslizante, além do câmbio de seis velocidades. Com a sexta marcha “alongada”, a nova Sahara 300 promete mais conforto e economia de combustível, principalmente em viagens. “O novo motor monocilíndrico com 4 válvulas agora tem comando único no cabeçote que privilegia a entrega de torque. Outra novidade muito esperada era a inclusão da sexta marcha, com embreagem do tipo assistida e deslizante”, reforça o gerente de Marketing da Honda Motos.
Por falar em economia de combustível, o tanque comporta 13,8 litros. Com essa capacidade, a nova aventureira de 300 cc da Honda promete uma autonomia de cerca de 400 quilômetros – o suficiente para quem deseja se aventurar de norte a sul do Brasil.
Versões, cores e preço da nova XRE 300 Sahara
A nova Honda XRE 300 Sahara chega às lojas em três cores e versões. Cada uma delas para atender um tipo de cliente e de utilização. “A Sahara 300 nasce sob o pilar da total versatilidade, com três versões diferentes entre si (Standard, Rally e Adventure), mas que preservam integralmente o espírito ‘Sahara’, inspirado em uma utilização diversificada”, esclarece Renato Carreira Cruz.
Todas compartilham o mesmo quadro e motor e contam com ABS, mas se diferenciam pelas cores e também pelos equipamentos. A versão Standard tem pintura metálica na cor cinza e grafismos mais sóbrios. Com para-brisa escurecido e baixo, a Sahara 300 Standard tem preço público sugerido de R$ 27.090.
Já a versão Rally é pintada nas cores vermelha, preta e branca, típicas das equipes de competição off-road da Honda. Também dotada de para-brisa preto e baixo, a XRE 300 Sahara Rally tem preço sugerido de R$ 27.690.
Mais uma novidade da Sahara 300 é a criação da versão Adventure, que já traz alguns acessórios de fábrica, ideais para quem pretende se aventurar por aí. Com pintura na cor bege e grafismos exclusivos, a Sahara 300 Adventure já vem com protetor de carenagem e de motor, além de um para-brisa mais alto e na cor cristal. Mais completa e equipada, a versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 28.650.
Nesta nova geração da XRE 300, a Honda criou uma série de acessórios originais que oferece a possibilidade de personalizar a Sahara 300 e elevar o grau de proteção e versatilidade da moto trail.
Há diferentes opções de para-brisa, top box (baú traseiro), protetor de carenagem e protetor de cárter. Dessa forma, quem gostou mais das cores da Sahara 300 Rally, por exemplo, poderá instalar os mesmos acessórios que vêm de série na versão Adventure. Isso também vale para a versão de entrada Standard.
A nova Honda XRE 300 Sahara ainda tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda gratuito em sete revisões (o fornecimento do óleo gratuitamente é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
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