Tóquio transformará via expressa em passarela verde elevada para pedestres | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Tóquio transformará via expressa em passarela verde elevada para pedestres

Por: Redação Mobilidade . 26/03/2024
Meios de Transporte

Tóquio transformará via expressa em passarela verde elevada para pedestres

Anúncio oficial do Tokyo Sky Corridor ocorrerá durante evento de mobilidade, que ocorre na capital japonesa no início de maio

1 minuto, 55 segundos de leitura

26/03/2024

Ginza e a passarela verde elevada
Construção de novos espaços verdes caminháveis está como um dos focos do governo local para os próximos anos. Foto: Divulgação/Governo Metropolitano de Tóquio

A cidade de Tóquio irá transformar a via expressa que conecta Shimbashi à Kyobashi em uma passarela verde elevada para pedestres. O trecho de dois quilômetros ainda em construção receberá o público pela primeira vez em maio, durante o evento de divulgação do projeto, o Ginza Sky Walk 2024.

O Tokyo Sky Corridor, como é chamado o projeto, tem como objetivo ampliar a prática de caminhada entre os cidadãos e incentivar a mobilidade ativa. Além disso, deve expandir a criação de espaços verdes na cidade. De acordo com o Governo Metropolitano de Tóquio (TMG), a construção do corredor ocorrerá em meados da década de 2020, com data de conclusão prevista para a década de 2030 ou 2040. Ao longo dos anos de construção, alguns trechos estarão abertos ao público.

Leia também: Berlim aposta na coleta de dados para impulsionar micromobilidade

A construção do corredor resulta de alguns movimentos na cidade nos últimos anos. Por exemplo, de acordo com o governo local, o desvio do tráfego rodoviário e a redução do papel da Linha KK (entre Shimbashi e Kyobashi). Essas novas mudanças criaram uma oportunidade para a revitalização urbana da via. Além disso, o governo local está construindo uma nova estrada de conexão no subsolo para o Metrô Shin-Kyobashi.

Projeto da passarela verde elevada

O projeto, conforme divulgado, tem como base três princípios: alterar a mobilidade centrada em carros para um modelo centrado nas pessoas com a criação de uma rede aberta para pedestres; a ideia de coexistência entre pessoas e a natureza, com a construção de infraestrutura verde; e, também, valorizar as belezas regionais, com espaços recreativos abertos para a comunidade.

Ilustração apresentada no projeto do Tokyo Sky Corrido. Foto: Divulgação/Governo Metropolitano de Tóquio

O evento Ginza Sky Walk 2024, promovido pela TMG, tem como objetivo oferecer uma prévia do futuro de Tóquio como uma cidade verde. Entre os dias 4 e 6 de maio, os japoneses poderão utilizar um pedaço do espaço e conhecer o projeto do Tokyo Sky Corridor. Os ingressos para o evento são limitados e escolhidos por sorteio, disponíveis no site oficial do Ginza Sky Walk.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login