Venda de motos até abril cresceu 26% em relação ao ano passado | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Venda de motos até abril cresceu 26% em relação ao ano passado

Por: Arthur Caldeira . 03/05/2024
Meios de Transporte

Venda de motos até abril cresceu 26% em relação ao ano passado

Com mais de 600 mil unidades emplacadas nos quatro primeiros meses de 2024, segmento de motocicletas deve puxar alta do setor de veículos neste ano

1 minuto, 44 segundos de leitura

03/05/2024

Lojas próprias Shineray
Revenda Shineray, na Avenida Pacaembu, na capital paulista; marca chinesa aparece na quarta colocação do ranking de vendas. Foto: Divulgação/Shineray

Entre janeiro e abril deste ano, a venda de motocicletas apresentou crescimento de 26,07% em comparação ao primeiro quadrimestre de 2023. Ao todo, 602.534 motocicletas foram vendidas neste ano, de acordo com dados da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos.

“A procura por motocicletas se mantém alta e o consumidor tem buscado alternativas aos financiamentos tradicionais, em especial pelo consórcio. As motos devem continuar puxando a alta do setor ao longo de 2024”, analisou o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

As vendas somaram 170.252 unidades em abril, o melhor mês do ano. Além de um aumento de 11,52% em relação a março (152.667), o volume também representa crescimento expressivo de 40,82% em relação ao mesmo mês de 2023.

De acordo com a Fenabrave, o segmento de motos deve fechar o ano em alta. Os distribuidores projetam vender 1,83 milhão de motocicletas em 2024. Caso se concretize, o volume representará alta de 16% na comparação a 2023.

Ranking de emplacamentos por marcas

Com a alta nas vendas, principalmente nos segmentos mais populares, o ranking das marcas por emplacamentos não traz novidades nos primeiros lugares. A Honda lidera com 70,9%. Logo atrás vem a Yamaha com 17,48%.

Entretanto, algumas marcas novas começam a aparecer. Caso da Mottu, locadora de motos para entregadores, que monta a Sport 110 da TVS em Manaus (AM) e aparece com 2,95%. As 17.768 unidades emplacadas até abril, apesar de aparecerem nos números, não vão à venda, pois se destinam à locação.

Em quarto lugar, bem perto, com 2,94%, aparece a Shineray do Brasil, pertencente ao grupo BCI que representa a marca chinesa no País. Focada em motos de baixo custo, a marca emplacou 17.685 motocicletas neste ano, um aumento de 146% em comparação às 7.579 unidades vendidas no primeiro quadrimestre de 2023.

A Shineray vem se profissionalizando, com a padronização de concessionárias, e ampliando seu line-up. Só neste ano, abriu seis novas lojas, uma delas em Guarulhos, na região metropolitana. “A previsão é chegar a 30 lojas no primeiro semestre”, revela o gerente de expansão da Shineray do Brasil, Wendel Lazko.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login