Summit Mobilidade 2024 ocorrerá dia 28, em São Paulo, em formato presencial
Debates com vários especialistas terão como foco o desafio de tornar a mobilidade mais acessível, segura, inclusiva e sustentável
Será realizado no próximo dia 28, na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 1650, Água Branca), em São Paulo, o Summit Mobilidade 2024. Trata-se de um tradicional fórum de discussão que conta com a participação de autoridades, empresas e especialistas de diversos segmentos da mobilidade.
Dessa forma, este ano o tema é “Perspectivas da mobilidade: soluções sustentáveis e eficientes para o futuro das áreas urbanas”, será no formato presencial e conta com a realização do Estadão, do Mobilidade Estadão e apoio de empresas parceiras, como BYD, Indigo, Revo e Veloe.
Entre os convidados confirmados estão Renan Filho (ministro dos Transportes), Clarisse Cunha Linke (diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento – ITDP Brasil), Joubert Flores (presidente do Conselho da ANPTrilhos), Cristina Albuquerque (diretora de Eletromobilidade global da WRI), Letícia Sabino (diretora-presidente do Instituto Caminhabilidade), André Miranda Pimenta (CEO da Motz), Mauro Telles Guimarães (superintendente de Produtos da Veloe), entre outros.
Assim, a programação do Summit Mobilidade 2024 contará com um dia inteiro de debates, das 8h30 às 19h, em conversas que serão divididas por temas em cinco painéis principais. A seguir, um resumo do que será tratado em cada um deles:
Painel 1: Desafios do Transporte Público
Responsável por conduzir diariamente a grande maioria da população brasileira, o transporte coletivo passa por um momento desafiador, com perda de passageiros e de receitas e dúvidas sobre formas de financiamento dos sistemas.
Adicionalmente, o painel irá discutir, também, quais são os projetos de transporte sobre trilhos no País que podem dar vazão às necessidades de deslocamento da população.
Clique aqui para conferir a programação completa e comprar ingressos
Painel 2: Caminhos para acelerar a descarbonização nos transportes
O setor de transportes responde por cerca de 25% das emissões de gases relacionados ao efeito estufa. Portanto, a redução das emissões é um desafio global.
Assim, será discutido como o Brasil está posicionado nesse cenário, principais movimentos da indústria em relação à descarbonização do setor e quais os caminhos para a transição energética.
Painel 3: A importância da mobilidade ativa e novas soluções que favoreçam modos eficientes e sustentáveis
Serão abordados quais são os desafios estruturais, além de mudanças na forma como nos deslocamos. Os participantes irão destacar avanços registrados nos últimos anos em relação à segurança de pedestres e ciclistas.
Também será debatido como alguns espaços no grandes centros urbanos se transformaram para oferecer conveniência e conectividade aos usuários.
Painel 4: Futuro e inovação em produtos e serviços de mobilidade
A indústria automotiva está constantemente incorporando novas tecnologias em seus veículos em busca de mais segurança, redução de emissões, conforto e economia. Os participantes do painel discutem as novidades, novas tecnologias como eletrificação, condução autônoma, conectividade, compartilhamento de veículos e inteligência artificial.
Painel 5: Frotas & Logística: em busca da eficiência nas operações
Cerca de 75% da produção nacional é distribuída por meio do modal rodoviário, o que requer conhecimento e tecnologia avançada para que se possa ter uma gestão de frota cada vez mais eficiente.
Nesse cenário, surgem vários desafios, como melhorar a gestão, oportunidades em termos de tecnologia e segurança, infraestrutura de nossas rodovias e o papel atual do e-commerce na mobilidade urbana.
No final do evento, ainda haverá a participação de grandes nomes do automobilismo mundial, como Christian Fittipaldi, Lucas Di Grassi e Nicolas Costa.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários