Enchentes no RS: aeroporto de Porto Alegre retoma operação do terminal de cargas
Voos comerciais continuam suspensos por tempo indeterminado
O Aeroporto de Porto Alegre retomou a operação do terminal de cargas, para retirada e recebimento de mercadorias por transporte rodoviário. Desde o dia 3 de maio, os serviços aéreos do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estão suspensos devido as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
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De acordo com a concessionária do aeroporto, a Fraport Brasil, os voos comerciais continuam interrompidos por tempo indeterminado. “A Fraport Brasil reitera que segue o disposto na Portaria Nº 14.654, emitida pela Anac, que define que as operações do Porto Alegre Airport estão suspensas por tempo indeterminado. A Empresa só poderá ter uma previsão de abertura, após o resultado dos diagnósticos”, afirmam em nota.
Durante a semana do dia 3 de junho, começaram as extrações de amostra de solo e asfalto da pista de pouso e decolagem. Conforme a empresa, na semana seguinte, mais extratos foram enviados para análise de um segundo laboratório.
A retomada do Terminal de Cargas aconteceu após vistoria no local, com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também recebeu aprovação da Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária. Conforme informações da Agência Brasil, a infraestrutura do terminal de cargas não foi afetada pelo alagamento em Porto Alegre.
A região inclui a pista, o primeiro piso e as esteiras de bagagens do terminal de passageiros. As tarifas de armazenamento de cargas estiveram suspensas entre os dias 3 de maio e 14 de junho e retornaram após o período.
Recuperação do aeroporto de Porto Alegre
O processo de limpeza no Terminal de Passageiros começou no dia 3 de junho, marcando exatamente um mês desde a suspensão das operações. De acordo com a Fraport, a limpeza inclui os acessos viários, pista de pouso e decolagem e taxiways. A limpeza geral também inclui as áreas públicas do piso 1, sala de desembarque doméstico e internacional, sala de embarque remota, corredor de serviço e doca doméstica e internacional.
De acordo com a concessionária, a limpeza das áreas técnicas devem iniciar ainda esta semana. A limpeza técnica de equipamentos deve acompanhar as demais. “Como muito dos equipamentos foram alagados, eles têm que ser removidos, desmontados, limpos e, só depois disso podem ser energizados para os testes”, informam em nota.
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