São Francisco planeja lançar serviço de táxi aéreo até 2025
Projeto estipula diminuir tempo de viagens de até duas horas para 20 minutos
Em São Francisco, nos Estados Unidos, uma empresa especializada em aeronaves elétricas anunciou um plano para a criação da rede de mobilidade aérea na região. Com o objetivo de conectar cinco pontos estratégicos da Baía de São Francisco, o projeto pretende agilizar viagens que, hoje, duram até duas horas. Com as aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs), os trajetos encurtados levarão entre 10 e 20 minutos. A rede inclui as cidades de São Francisco, Napa, São José, Oakland e Livermore.
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Planejado pela Archer Aviation, o projeto também conta com apoio da Corporação Kilroy Realty, uma proprietária e construtora dos Estados Unidos. O memorando de entendimento delimita uma área de cerca de 20 hectares à beira-mar da Baía de São Francisco para a criação do centro de atividades. O documento contém os principais termos e condições que foram negociadas entre as partes envolvidas.
O objetivo das empresas, segundo o documento, é utilizar a região de São Francisco, um importante centro tecnológico dos EUA, para construir o primeiro vertiporto do empreendimento. Conforme previsão das empresas, a primeira parte do projeto ficará pronta até o final de 2025.
“O objetivo da Archer é transformar as viagens urbanas, substituindo deslocamentos de 60 a 90 minutos de carro por voos de táxi aéreo elétrico estimados em 10 a 20 minutos, que são seguros, sustentáveis, de baixo ruído e competitivos em termos de custo com o transporte terrestre”, afirma a empresa em material de divulgação.
Baía de São Francisco
De acordo com o memorando, a parceria também deverá desenvolver um centro de mobilidade à beira-mar. Esse centro operará para o serviço de balsa elétrica e operações eVTOL para todas as empresas da Kilroy Oyster Point. O Sea Portal, como deve ser chamado, será alimentado por energia renovável, com opções de transporte aéreo e marítimo para os funcionários da corporação. Conforme a Archer, todos os locais previstos devem receber um porto semelhante na sequência.
A Archer, sediada na Califórnia, também está projetando novas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical para uso na rede de mobilidade aérea urbana. O Archer’s Midnight, por exemplo, é uma aeronave pilotada para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de recarga entre os voos.
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