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Vagas inteligentes em Barcelona; saiba como iniciativa revoluciona a cidade

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . 19/07/2024
Inovação

Vagas inteligentes em Barcelona; saiba como iniciativa revoluciona a cidade

Além de agilizar o estacionamento de carros, sistema traz outras vantagens; confira

4 minutos, 9 segundos de leitura

19/07/2024

Barcelona conta com um sistema de vagas inteligentes que indica locais de estacionamento disponível e gere o trânsito de forma a evitar congestionamentos. Foto: Prefeitura de Barcelona

Barcelona, na Espanha, possui uma rede de 43 parques de estacionamento com 14.384 mil vagas administradas pela BSM (Barcelona de Serveis Municipals), uma empresa pública da cidade que fornece soluções de mobilidade. Apesar de promover uma política para o abandono progressivo de automóveis individuais, a cidade conta com um sistema de vagas inteligentes que otimiza o trânsito e o gere de forma mais prática.

Leia também: O que são gêmeos digitais? E como eles prometem revolucionar a mobilidade urbana

O sistema, para além de indicar as vagas disponíveis, evita engarrafamentos e previne que motoristas estacionem em locais proibidos. Na cidade, o uso de vagas inteligentes ajudou a organizar o tráfego para os moradores locais, o que é necessário em uma cidade onde 70,3% da frota de veículos era de turistas (dados de maio de 2024).

Como funcionam as vagas inteligentes de Barcelona?

Com o uso de dispositivos IoT (internet das coisas, na sigla em inglês), a cidade de Barcelona obtém dados para monitorar as vagas da cidade.

“Esses dados são transformados em informação e vão para uma central de monitoramento, onde podem ser passados em tempo real para o motorista com o Carplay. Quando você usa, por exemplo, o Google Maps, ele vai indicar vagas para o teu carro”, afirma o engenheiro Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities, empresa brasileira que foca em cidades inteligentes.

No entanto, essa é apenas uma fração do potencial que o sistema de vagas inteligentes possui. “Em Barcelona, se você está procurando uma vaga, o monitoramento vai liberar um local no aplicativo quando a pista estiver mais calma. Eles já mineraram tantos dados que conseguem dar essa eficiência”, complementa o engenheiro.

Marcelino cita, por exemplo, o caso comum em que um motorista tenta estacionar e trava o trânsito em uma rua enquanto manobra. Em Barcelona, o sistema de vagas inteligentes busca evitar essa situação. “Quando o sistema percebe que o sinal está aberto, ele não deixa a vaga disponível, mesmo que ela esteja livre. O sistema espera o sinal fechar e, para os carros que sobraram, ele libera a vaga. Isso melhora muito eficiência do trânsito”.

As vagas inteligentes te colocam em um outro perfil de uso dessas vagas. O sistema ‘fala’: “vá em frente, na próxima quadra você encontrará duas vagas melhores para você”. Isso faz com que o acúmulo de trânsito e o stress não aconteça ou aconteça menos do que hoje

Beto Marcelino, sócio-diretor iCities

Soluções de tecnologia na cidade

Para usar os estacionamentos geridos pela BMS uma pessoa pode usar o aplicativo SMOU.

O programa para celulares é uma espécie de super-app que fornece diversos soluções de mobilidade urbana. Por meio deste é possível, por exemplo, criar uma matrícula e entrar nos estacionamentos sem a necessidade de passar pelo caixa ou comprar ingressos. O pagamento é feito usando o celular e com desconto de 30%.

Ao mesmo tempo, o SMOU também permite alugar bicicletas compartilhadas, consultar o horário de trens e ônibus na cidade e pagar com aproximação nos parquímetros de toda a região metropolitana de Barcelona.

Soluções ecológicas na cidade

Carros elétricos possuem privilégios quando o assunto é estacionar na cidade. De acordo com o site da prefeitura de Barcelona, “os veículos com emissões zero podem estacionar gratuitamente na zona Azul pelo tempo máximo estipulado”. É necessário confirmar o horário em vigor em diferentes zonas do município.

Os estacionamentos da BSM também contam com pontos de recarga que podem ser usados pelos veículos elétricos para reabastecer enquanto estiverem estacionados.

É possível no Brasil?

“Nós temos regiões [em cidades brasileiras] que já possuem toda a fibra ótica disponível para você usar Wi-Fi, câmeras de monitoramento e sistemas ligados a dispositivos IoT, ou seja, sensores que podem estar na calçada, na guia ou no carro para o monitoramento daquele espaço”, afirma Marcelino sobre a possibilidade de vagas inteligentes no País.

O problema, no entanto, estaria em questões que surgem no processo de implantação. Instalar dispositivos IoT que monitorem o espaço é apenas um dos passos para criar vagas inteligentes, também é preciso definir quem vai gerir o sistema.

Algumas questões surgem quando empresas privadas são cotadas para operar o sistema. “Você teria que licitar uma área pública. Como que você autoriza uma pessoa usar a rua e a calçada a vaga de estacionamento? Como que se transfere esse espaço?”, questiona Marcelino.

O engenheiro defende que a solução poderia ser “um teste piloto ou uma POC (prova de conceito). Em áreas mais acamadas de São Paulo, poderíamos fazer vagas inteligentes rotativas”. O objetivo seria medir a eficácia da ação e testar se o público aceita a e tecnologia.

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