BMW conclui testes com robôs humanoides para a produção de automóveis
Objetivo da empresa é utilizar robôs para substituir funcionários em tarefas ergonomicamente desajeitadas e cansativas
A fabricante BMW concluiu os testes com robôs humanoides para a produção de automóveis. O Figure 02, como foi batizado, conseguiu realizar uma das etapas da construção de um chassi com sucesso. De acordo com a empresa, o resultado comprova a habilidade da máquina para concluir esta etapa de produção.
Leia também: Carros robôs já fazem parte da mobilidade urbana no mundo
De acordo com a BMW Group, a utilização de robôs humanoides em situações específicas pode ajudar a poupar funcionários em tarefas ergonomicamente desajeitadas e cansativas. Durante a fase de teste, o Figure 02 precisou inserir peças de chapa metálica em fixações específicas, que depois seriam montadas como parte do chassi de um automóvel.
Esse é o primeiro teste bem sucedido da BMW Group com este tipo de tecnologia. Apesar do resultado, a empresa ainda não tem um cronograma definido para a utilização real dessa mão de obra na fábrica.
Robôs humanoides
Conforme a fabricante, a combinação em forma humanoide de mobilidade de duas pernas e destreza avançada faz com que o Figure 02 se torne ideal para uso em áreas com processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos. Além disso, o novo modelo possui um processamento três vezes melhor que seu antecessor. O robô ainda conta com comunicação de voz aprimorada, câmeras, microfones e sensores. Com uma bateria de alto desempenho, o Figure 02 consegue utilizar mãos e braços com força compatíveis com a de humanos.
A programação do robô permite que ele execute tarefas autônomas, de maneira semelhante às atividades humanas, utilizando as duas mãos e posicionando várias peças complexas com precisão medida em milímetros, por exemplo. Apesar das habilidades, a empresa explica que, por enquanto, o robô será utilizado para a coleta de dados e mais testes das capacidades motoras.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários