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Honda Bros 2025: como anda a nova geração da moto trail mais vendida do Brasil

Por: Arthur Caldeira, de São Luiz do Paraitinga (SP)* . 07/10/2024
Meios de Transporte

Honda Bros 2025: como anda a nova geração da moto trail mais vendida do Brasil

Mudanças no modelo vão além do visual; confira as primeiras impressões

6 minutos, 52 segundos de leitura

07/10/2024

Honda NXR 160 Bros 2025

Lançada em 2003 com a proposta de ser uma “CG rural”, a Honda Bros tornou-se sucesso de vendas ao longo dos anos. Atualmente, ocupa a quarta colocação no ranking das motos mais vendidas do Brasil em 2024, com mais de 115 mil unidades emplacadas até setembro. Ainda assim, a Honda fez mudanças importantes na Bros 160 2025 para manter os bons números de vendas e seguir na liderança do segmento de motos trail no País.

A principal – e mais visível – novidade na Honda Bros 2025 está no seu design renovado. De acordo com pesquisas da Honda, a Bros atendia as necessidades práticas dos clientes, ou seja, ser uma moto econômica e confiável para transporte ou trabalho, como a CG, mas mais preparada para as estradas ruins ou vias não pavimentadas Brasil afora. Entretanto, a maioria dos consumidores gostaria que o modelo trail fosse mais atraente visualmente. 

Principal mudança no modelo 2025, novo design deixou a Bros mais atraente

A Honda entendeu o recado. Com novas carenagens, marcadas por linhas angulosas, além de farol e lanterna de LED, a Bros 160 2025 ficou, sem dúvida, mais bonita que as gerações anteriores. Suspensões mais robustas e um novo painel também contribuem para que a nova Bros pareça muito mais uma irmã menor da Tornado 300 do que uma “CG off-road”.

A Honda também passou a oferecer uma versão com freio ABS, na roda dianteira na Bros 160. Até então, apesar de ter disco nas duas rodas, a trail só vinha com a opção de freios combinados (CBS). Com as mudanças, o preço da Bros 2025 também subiu, cerca de 7%. A versão com CBS sai por R$ 20.490, enquanto a nova Bros 160 ABS tem preço sugerido de R$ 21.390.

Bros teve ergonomia melhorada

As mudanças, contudo, foram além do visual. Algumas também têm efeitos práticos. Caso das novas carenagens que recobrem o tanque. Além de permitirem mais liberdade criativa para os designers, podem diminuir o custo de manutenção no caso de uma queda. Afinal, o cliente não precisará substituir o tanque metálico, mas somente as peças plásticas que, geralmente, são mais em conta. Isso sem falar no farol de LED que substitui a antiga lâmpada de 35W com mais eficiência e maior vida útil. 

Farol e lanterna agora usam LEDs; assento ficou mais confortável

Vale destacar também o assento redesenhado. Com os dois níveis mais nitidamente separados e espuma mais densa, o banco se mostrou mais confortável nesse primeiro contato com a nova Bros. Percorremos 170 quilômetros, em torno de São Luiz do Paraitinga, na região do Vale do Paraíba, na divisa entre os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Mais controle

Mesclando rodovias de mão dupla, estradas de terra e trechos urbanos pelas cidades da região, o percurso permitiu notar outras melhorias pontuais na nova Bros. Além do banco mais confortável, o guidão teve seu ângulo alterado, pois está mais “aberto”. Dessa forma, o condutor vai com as mãos menos inclinadas e os cotovelos, mais abertos, melhorando o controle e a pilotagem em estradas de terra. Afinal, a Bros é o transporte de milhões de brasileiros que rodam na nossa malha viária, que tem 78,5% de vias não pavimentadas, segundo pesquisa de 2023 da Confederação Nacional do Transporte.

Guidão mais aberto e nova suspensão dianteira melhoraram a pilotagem da Bros 2025 nas estradas de terra

Também melhorou a ciclística da Bros para enfrentar o piso ruim de nossas vias. A suspensão dianteira mais robusta, com tubos de 33 mm, além de dar um visual mais “encorpado” à Bros, ajudou a absorver os impactos de buracos e pedras nas estradas vicinais do Vale do Paraíba. Na traseira, a balança monoamortecida também foi recalibrada, segundo a Honda. 

Em conjunto com as novas suspensões, o sistema ABS aumentou a segurança do condutor. O trem dianteiro não torce tanto na hora das frenagens mais fortes e o ABS evita o travamento da roda, ao menos na dianteira, já que a traseira não conta com o sistema.

Motor, um velho conhecido

Toda a renovação da Bros para 2025 foi motivada pela entrada em vigor, definitivamente, da quinta fase do Promot, o programa que regula as emissões de poluentes e motocicletas e similares. Apesar disso, a Honda não fez mudanças no motor do modelo. “Foram feitos apenas ajustes na ECU e na calibração. Internamente, não mudou nada”, revelou o Supervisor de Relações Públicas da Honda Motos, Luiz Gustavo Guereschi.

Desempenho praticamente não mudou, na prática, mas a ficha técnica mostra menos potência e torque no modelo 2025

Mecanicamente, continua sendo um monocilíndrico, de 162,7 cm³ de capacidade, comando simples no cabeçote (OHC), e arrefecimento a ar. Entretanto, para atender ao Promot 5, o motor perdeu um pouco de potência e torque. Dessa forma, o motor bicombustível passou de 14,5 cv para 14,2 cv, com gasolina. Já com etanol, a potência caiu de 14,7 cv para 14,3 cv, na mesma faixa de giros, ou seja, 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 m.kgf com etanol e 1,44 m.kgf com gasolina, a 5.500 rpm. Na geração anterior, o torque era de 1,46 m.kgf, com gasolina, e 1,60 m.kgf, com etanol.

Consumo: Bros roda mais de 40 km/litro

Na prática, porém, pouco se nota a mudança no desempenho – apenas percebi uma certa lentidão em acelerações entre 4.000 e 5.000 giros. Mas a Bros vai bem na cidade e a velocidade final real se manteve em torno de 110 km/h, segundo a Honda e como pude atestar na prática. O câmbio manteve as cinco marchas, porém a quinta foi alongada para que o motor trabalhe menos “esgoelado”. 

Embora tenha uma proposta utilitária, Bros 160 até encara uma aventura off-road

Embora o desempenho seja o mesmo, o motor se mostrou mais econômico do que antes. Apesar de a Honda declarar 47 km/litro, consegui rodar 43,1 km/litro, segundo o computador de bordo do novo painel. Levando-se em conta que rodamos quase 40 quilômetros na terra e pegamos muita serra com subidas e descidas, o consumo foi muito bom. Com o tanque de 12 litros, a autonomia supera os 500 km, em teoria.   

Mais bonita e cara

Em geral, a Honda Bros evolui no modelo 2025. Além de ficar mais bonita com o design renovado, as mudanças aprimoraram aspectos técnicos, como a iluminação, a frenagem e as suspensões. Vale destacar ainda o painel mais completo, com indicador de marcha, e a entrada USB, na carenagem frontal. 

Bros 160 2025 tem agora três opções de cores e duas versões, com e sem ABS

Com isso, o reajuste de preço de até 7% até se justifica, apesar de não haver mudança mecânica. A nova Bros 160 já está nas lojas, com três anos de garantia, em três opções de cores. A preta, exclusiva da versão com CBS, a cinza, disponível apenas com ABS, e a vermelha, que pode ser adquirida tanto na versão com freios combinados como com freios antitravamento. Os preços variam de R$ 20.490 (CBS) a R$ 21.390 (ABS).

Prós & Contras

+ Mais bonita

Além de linhas mais modernas, a Bros 2025 traz farol e lanterna de LED, além de uma nova ponteira de escapamento

– Menos potente

Para atender às regras de emissões, a Honda teve de recalibrar o motor bicombustível de 160 cc, que perdeu potência, mas ficou mais econômico 

Ficha técnica

Honda Bros 160 2025

Motor um cilindro, 162,7 cm³ 

Câmbio cinco marchas

Transmissão final  por corrente

Potência 14,2 cv a 8.000 rpm (gasolina) / 14,3 cv a 8.000 rpm (etanol)

Torque 1,44 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) / 1,45 kgf.m a 5.000 rpm (etanol)

Peso seco 125 kg

Preço sugerido a partir de R$ 20.490

* O jornalista viajou a convite da Honda Motos  

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