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O compromisso da Cummins pela descarbonização no Brasil

Por: Por Cummins e Estadão Blue Studio . Há 5 dias
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O compromisso da Cummins pela descarbonização no Brasil

Com a estratégia Destino ao Zero, empresa está à frente de soluções para a transição energética do setor automotivo

3 minutos, 22 segundos de leitura

29/11/2024

O compromisso da Cummins pela descarbonização no Brasil
A Cummins vem desenvolvendo uma gama de produtos capazes de alavancar soluções de energia mais inteligentes e limpas. Crédito: Divulgação/Cummins

A preocupação com o meio ambiente e as severas mudanças regulatórias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera têm reforçado a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) das empresas do setor automotivo para se alinharem a essa pauta. 

A Cummins, líder global em tecnologia de motores, está totalmente engajada nessa questão, com a estratégia Destino ao Zero, um compromisso com a sustentabilidade em parceria com os clientes rumo à transição energética e a um futuro de emissões zero até 2050. 

Para isso, ela vem desenvolvendo uma gama de produtos capazes de alavancar soluções de energia mais inteligentes e limpas, que incluem, por exemplo, motores de combustão interna de última geração e trens de força 100% eletrificados. 

Esse trabalho faz a Cummins se diferenciar em tecnologias integradas baseadas em motores, ao mesmo tempo que aumenta as ofertas de soluções de emissões zero e capacidades mais amplas de trem de força. A companhia, porém, está convencida de que a transição energética envolvendo progressos tecnológicos, infraestrutura adequada e sustentabilidade não passa por uma única alternativa até alcançar a descarbonização veicular. 

Para se ter ideia, ela também prepara um portfólio completo para viabilizar a utilização de biocombustíveis feitos a partir de fontes renováveis, ajudando a impulsionar ainda mais a descarbonização do transporte. A Cummins cria soluções personalizáveis e versáteis para frotas, dependendo de onde e como elas operam. Assim, a companhia oferece as tecnologias certas para o cliente buscar um futuro sustentável em suas atividades.

Uma delas, visando à jornada de descarbonização, é o conceito B6.7, motor turboalimentado movido a etanol, com ignição por centelha e baixas emissões de NOx e outros materiais articulados, que contribui para um meio ambiente mais limpo. Ele supre demandas específicas do setor de transporte rodoviário e se vale do uso dessa fonte renovável como alternativa para reforçar a matriz energética nacional. 

Metas de curto prazo

Outro recurso disponível para montadoras e motoristas se chama Single Module, tecnologia de pós-tratamento que proporciona economia de combustível e redução de custos. Já os turbos Holset são responsáveis pela diminuição das emissões e melhora do consumo de combustível, além de elevar a confiabilidade do motor.

Com tantas tecnologias, a Cummins segue no propósito de apresentar opções flexíveis de combustível e energia que atendam aos requisitos operacionais dos equipamentos dos clientes, aprimorando a eficiência em prol da descarbonização. É o caso também dos motores e componentes Euro VI com baixa emissão que, além da preservação do meio ambiente, deixam os caminhões mais disponíveis, fazendo a frota chegar mais longe e aumentar a rentabilidade do negócio do cliente.

A Cummins também chama atenção por ser a única empresa do setor automotivo a desenvolver um sistema de pós-tratamento integrado de baixa emissão, que ajuda a proteger o meio ambiente, faz frente a desafios energéticos complexos e agrega vantagens econômicas substanciais aos operadores de frotas.

O empenho da Cummins por um mundo mais sustentável começa fora da empresa, na escolha de fornecedores alinhados com a proposta da emissão zero, chegando até os processos de manutenção eco-friendly, como motores ReCon e descarte adequado de peças. Com esse trabalho incessante, a Cummins quer atingir suas metas de curto prazo do Destino ao Zero. Entre elas, estão reduzir 50% das emissões de compostos orgânicos voláteis produzidos pelas operações de pintura e revestimento; diminuir 25% das emissões absolutas vitalícias de produtos vendidos; mitigar 50% das emissões de GEE gerados pelas instalações e operações, e reduzir 55 milhões de toneladas métricas das emissões de GEE dos produtos de campo.

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