São Paulo projeta maior rede de trens de turismo do Brasil; conheça
Governo espera construir até 23 circuitos ferroviários em mais de mil quilômetros de malha ferroviária
2 minutos, 15 segundos de leitura
13/12/2024
O governo de São Paulo anunciou um ambicioso projeto para desenvolvimento da maior rede de trens de turismo no Brasil. O Programa de Turismo Ferroviário propõe uma série de ações para aumentar a oferta de turismo ferroviário no Estado. A previsão é de que a rede de trens esteja em operação até 2033.
Leia também: Expresso Turístico da CPTM: conheça como funciona, para onde vai e quanto custa
De acordo com o texto, o governo do Estado pretende investir na recuperação de estações históricas, na criação de circuitos temáticos e na promoção de mais destinos pelo Estado, incluindo rotas com outras regiões. Além disso, o texto também apresenta propostas para a valorização das linhas já existentes, como o Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O plano também detalha a criação de um mercado e cultura do modal ferroviário, ampliando para as ações para além das viagens de trem. Dentre as medidas propostas está o desenvolvimento do entorno das cidades turísticas presentes nos novos circuitos.
O projeto conta com parcerias das secretarias de Turismo e Viagens, Parcerias e Investimentos, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Transportes Metropolitanos, e Cultura e Indústria Criativa.
Em paralelo ao programa, o governo também tem investido no projeto SP nos Trilhos, um outro plano para a ampliação da malha ferroviária paulista lançado em maio deste ano. O texto inclui, por exemplo, a implementação de mais de 1.000 quilômetros de novas linhas de trens intercidades, trens urbanos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e novas extensões de metrô.
Novas rotas e circuitos turísticos
Dentre as principais metas do programa, está a criação de novas rotas até 2033. Algumas rotas pré-estabelecidas no programa incluem o circuito entre o Trem da Mantiqueira/Expresso Mantiqueira e o Museu da Revolução Constitucionalista de 1932, entre São Paulo e Minas Gerais. O trecho previsto soma 35 km de trilhos entre as cidades de Cruzeiro (SP) e Passa Quatro (MG).
O trem turístico da Mata Atlântica promete um trecho com cerca de 198 km, com passagens nas cidades de Santos a Cajati. Outra nova rota inclui a cidade de Santos e o Museu Ferroviário de Santos. O projeto também prevê a recuperação e a plena operação da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Outros trechos previstos
Trem dos Romeiros (São José dos Campos – Cachoeira Paulista)
Trem Raízes do Interior (Boituva, Cerquilo, Jumirim, Laranjal Paulista)
Trem de Ipanema (Sorocaba – Iperó)
Ribeirão Preto (Barracão – Mogiana)
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários