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Tarifa zero do metrô? Veja a capital brasileira que adotou o transporte gratuito

Por: Isabel Lima . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Tarifa zero do metrô? Veja a capital brasileira que adotou o transporte gratuito

Cidade é a primeira do Brasil a operar metrô 100% gratuito

3 minutos, 57 segundos de leitura

13/01/2025

dentro do metrô de teresina com pessoas sentadas e de pé.
Primeiro dia de tarifa zero gerou aumento de usuários em 40%. Foto: Divulgação/Governo do Piauí

Em contraste com o cenário de diversas cidades pelo Brasil, que aumentaram o preço do transporte público neste começo de ano, uma capital do Nordeste instituiu a tarifa zero do metrô. A medida passou a valer no dia 7 de janeiro de 2025 e já atraiu novos usuários para o serviço. 

Leia também: Quais cidades do Brasil têm metrô?

Além da tarifa zero, a cidade também anunciou uma ampliação e modernização das estações, ferrovias e trens. 

Qual é a capital com tarifa zero do metrô?

imagem aérea da capital do Piauí Teresina. É possível observar a linha férrea.
Além da tarifa zero, uma série de investimentos foram anunciados pela Prefeitura de Teresina (PI). Foto: Divulgação/Governo do Piauí

A capital brasileira que instituiu a tarifa zero do metrô em 2025 é Teresina, no Piauí. Segundo o governo do Estado, a medida foi adotada para beneficiar a população de baixa renda do município. 

O anúncio oficial da nova tarifa ocorreu durante a inauguração da nova sede da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), localizada na Estação Ferroviária de Teresina, no centro da capital piauiense. Durante o evento, o governador Rafael Fonteles assinou contratos que ampliam o serviço e ultrapassam R$ 335 milhões em investimentos. 

Tarifa zero aumenta número de usuários

Já no primeiro dia de tarifa zero foi possível sentir o impacto na população. Conforme divulgado pelo governo do Estado, o número de passageiros no Metrô de Teresina aumentou em 40% na terça-feira, 7. 

De acordo com a CFLP, 7 mil pessoas usaram o transporte contra os 5 mil usuários diários antes da implantação da tarifa zero. 

Leia também: Tarifa zero vai além do transporte público

Expansão do metrô

Conforme o governo do Piauí, o Estado foi o primeiro a assinar a execução de um financiamento do Programa Pró-Transporte da Caixa Econômica Federal. Segundo o governo federal, a linha de crédito visa promover a melhoria da mobilidade urbana, da acessibilidade universal, da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Por meio do Ministério das Cidades, o governador Rafael Fonteles (PT) aderiu ao programa para realizar a renovação da frota metroviária de Teresina. Para isso, o governo estadual a Caixa firmaram dois contratos. O primeiro para compra de composições ferroviárias, no valor de R$ 97.145.413,21. Além de um termo de compromisso no valor de R$ 237.924.958,98 para a modernização da infraestrutura. No total, o programa vai destinar R$ 527 milhões ao metrô de Teresina.

De acordo com o governo estadual, as obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2025. Nesta etapa deve ocorrer a substituição dos trilhos por dormentes de concreto. “Nosso objetivo é expandir futuramente o metrô para as zonas norte e sul e, quem sabe, resgatar o transporte ferroviário entre Timon e Codó, passando por Altos e Teresina. Estamos comprometidos em melhorar a mobilidade urbana da capital”, afirmou o governador. 

Além disso, há previsão para construção de uma segunda via férrea, uma nova ponte sobre o Rio Poti e três novas estações nos bairros Mafuá, Polo de Saúde e São João, informou o presidente da CFLP, Wilson Martins. Não apenas novas paradas serão construídas como as estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal devem passar por reformas.

Assim como o planejamento também prevê a instalação de bilhetagem com reconhecimento facial, reforma na oficina e modernização do Centro de Controle de Operações. Já no contrato de composição ferroviária, está prevista a compra de três novos VLTs. 

Mais velocidade

Com todas atualizações, Raldir Bastos, diretor de Operações da CFLP, prevê que o metrô passe a cada 20 minutos, frente aos 35 minutos de espera atuais. Essa redução na espera pode corresponder a 50 mil usuários do metrô por dia. 

 “Hoje, o metrô anda a 35 km por hora, Com a modernização e duplicação da linha, vai andar a 70 km, chegando mais rápido ao destino”, afirmou Bastos.

Conheça o Metrô de Teresina

Aberto ao público em 1991, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina, no Piauí, tem 13,5 km de extensão, abrangendo 11 estações e transportando, em média, 5 mil passageiros ao dia, entre a Zona Sudeste da cidade e o centro.

Toda a frota foi comprada da companhia húngara Ganz-Mavag, mas boa parte dos vagões já foi substituída por modelos fabricados em 2017 pela empresa brasileira Bom Sinal.

Leia também: Metrô do DF pode expandir operação para nove regiões; veja quais

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