Garmim lança radar que pode ser instalado em qualquer moto; veja como funciona
Sistema, composto por radar traseiro com detector de ponto cego, promete aumentar a segurança dos motociclistas
Agora você não precisa gastar mais de R$ 100 mil para ter uma moto com radar. A Garmin apresentou na CES 2025 um inovador sistema de radar para motos adaptável para qualquer modelo. Chamado de Zümo R1 Radar, o novo gadget da Garmin, composto por um radar traseiro e luzes de advertência no guidão, pode ser instalado em qualquer moto e custa 599 Euros, ou cerca de R$ 3.750.
O radar monitora a visão traseira do trânsito e conta com detector de ponto cego, o famoso blind spot detection. Caso detecte a aproximação de um veículo por trás, o sistema acende as luzes de advertência vermelha, instaladas uma em cada lado do guidão. Quando o veículo chegar muito perto, acende-se uma luz amarelo do lado correspondente.
Veja também: Moto autônoma? Nova KTM terá tecnologia inédita que acelera e freia ‘sozinha’
Embora não tenha todas as funções dos sistemas de radar de marcas como KTM, BMW ou Ducati, a solução da Garmin destaca-se pela robustez e versatilidade. Com certificação IP67 e resistência à poeira e água, o Zūmo R1 tem design compacto e permite uma instalação discreta, sem comprometer a estética da moto.
Vídeo: veja como funciona o novo radar para moto
Além das luzes no guidão, existe uma luz traseira opcional de cor vermelha para tonar o motociclista mais visível para os condutores de outros veículos. Para maior personalização, o sistema funciona com o navegador Zūmo XT2, da Garmin, ou ainda com o aplicativo Zūmo Radar. Dessa forma, o motociclista passa a contar com uma tela completa do radar, mostrando os veículos que se aproximarem por trás da sua moto. O app para celulares também permite configurar diversas funções, como alertas sonoros e a distância de detecção.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários