Perdi o Bilhete Único: o que fazer?
Nos casos de roubo, perda ou extravio, o usuário deve comparecer nos mais de 30 postos de atendimento espalhados pela capital
Na correria do dia a dia levamos diversos itens que nos acompanham em nossos compromissos: chave da casa e do carro, carteira, documentos, celular, entre outros. E um destes itens que nos acompanham todos os dias é o Bilhete Único. É um dos cartões que facilita nosso deslocamento pela capital paulista e pela região metropolitana de São Paulo.
E quando damos conta de que perdemos o Bilhete Único, o que fazer? O Mobilidade Estadão preparou algumas dicas para você saber como proceder em caso de perda do seu cartão de transporte. Confira a seguir:
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Perdi o Bilhete Único. E agora?
Caso você tenha perdido, foi furtado(a) ou roubado(a), teve um extravio, falha ou quebra de cartão, basta acessar a página de atendimento da SPTrans, ligue no Portal 156 da Prefeitura ou, então, dirija a um dos postos de atendimentos da SPTrans e apresente um documento com foto para solicitar o cancelamento.
Na lista abaixo, diversos terminais de ônibus espalhados na capital fazem este e outros procedimentos, e funcionam das 06h às 22h. Confira:
- Terminal Água Espraiada;
- Terminal A E Carvalho;
- Terminal Aricanduva;
- Terminal Bandeira;
- Terminal Campo Limpo;
- Terminal Capelinha;
- Terminal Cidade Tiradentes;
- Terminal Grajaú;
- Terminal Guarapiranga;
- Terminal Lapa;
- Terminal Pinheiros;
- Terminal Pirituba;
- Terminal Pq. Dom Pedro;
- Terminal Sacomã;
- Terminal Santo Amaro;
- Terminal São Miguel;
- Terminal Sapopemba;
- Terminal V. Carrão;
- Terminal V. Nova Cachoeirinha;
- Terminal V. Prudente;
- Terminal Varginha.
Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você é de outra região, ligue na CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h) ou 0800 011 0156 (Atendimento 24h).
Como emitir a segunda via do Bilhete Único?
O usuário que perdeu o Bilhete Único e precisa emitir a segunda via paga uma taxa que corresponde a 7 tarifas vigentes, no valor de R$ 35, em dinheiro. Após realizar o pagamento, o cancelamento e a transferência dos créditos são finalizados em um prazo de 72 horas.
Não é necessário apresentar boletim de ocorrência para a emissão da segunda via. Mediante o cumprimento do prazo, o usuário retorna ao posto de atendimento para receber a segunda via, validar o bilhete e restituir os créditos nas máquinas de recarga.
Quem não precisa pagar a segunda via?
O usuário que utiliza gratuidade do Bilhete Único Comum Personalizado e possui entre 60 a 64 anos está isento da taxa de 7 tarifas vigentes, ou seja, R$ 35.
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