Bilhete do Desempregado: saiba como obter o seu

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Bilhete do Desempregado: saiba como obter o seu

Por: Luis Antonio Souza . Há 5 dias
Mobilidade para quê?

Bilhete do Desempregado: saiba como obter o seu

Confira como providenciar o Bilhete do Desempregado de forma digital

2 minutos, 45 segundos de leitura

27/02/2025

Bilhete do Desempregado
A solicitação, agora 100% digital, permite que o solicitante receba o cartão em casa. O benefício é válido por 90 dias, ou seja, 3 meses. Foto: Getty Images

Estar desempregado é um dos momentos mais delicados para os trabalhadores. Além disso, a busca por recolocação profissional pode ser um desafio, especialmente pela falta de recursos para se deslocar para as entrevistas de seleção profissional.

No entanto, existe uma solução: o Bilhete do Desempregado. Esse benefício é garantido pelo decreto estadual n.º 32.144, de 1990, e oferece 90 dias de gratuidade nos trens e metrôs urbanos. Confira como solicitar seu benefício:

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Como posso adquirir o Bilhete do Desempregado?

Primeiro, é importante destacar que o benefício é oferecido apenas pelo Metrô de São Paulo, pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade das linhas 8 e 9 e 5-Lilás e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Anteriormente, a credencial era emitida no posto de atendimento ao desempregado, na estação Palmeiras-Barra-Funda. Porém, devido a um rompimento de contrato com a empresa terceirizada, a CPTM suspendeu a emissão em 6 de fevereiro.

Dessa forma, o serviço retomou, porém, de forma digital, a partir de 10 de fevereiro no site do cartão TOP.

Em segundo lugar, para ter direito ao benefício, é necessário estar desempregado há mais de 30 dias e menos de 180 dias. Antes de solicitar, tome nota dos documentos necessários:

  • RG ou outro documento oficial com foto;
  • CPF;
  • Rescisão do contrato de trabalho ou ATA judicial do último emprego;
  • Carteira de Trabalho;
  • Extrato de Contribuição (CNIS) atualizado no site Gov.br.

Com os documentos em mãos, acesse o formulário no site do cartão TOP. Após isso, a devolutiva ocorre em até seis dias úteis via telefone ou e-mail cadastrado.

No final, o cartão é enviado gratuitamente pelos Correios. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do Cartão TOP pelo telefone (11) 3888-2200.

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Como emitir o Extrato de Contribuição (CNIS)?

Para obter o extrato no Gov.br, é necessário ter conta nível bronze ou ouro. Se ainda não possuir, clique em “Criar uma conta” e preencha seus dados pessoais.

Na sequência, escolha entre as opções de validação, como Internet banking (para bancos habilitados), Certificado Digital ou Biometria Facial.

Após isso, valide seu e-mail ou telefone e, no campo de busca, digite “Extrato de Contribuição CNIS”. Depois, baixe o documento na seção “Vínculos e Contribuições”.

Qual é o prazo para ter direito ao benefício?

O benefício tem validade de 90 dias e é aceito somente nas estações de trem e metrô de São Paulo. Entretanto, a SPTrans ainda não concede esse benefício para ônibus municipais da capital paulista.

No último levantamento de 2023, realizado pela CPTM, 24.446 mil pessoas em situação de desemprego obtiveram o benefício, o que equivale a um aumento de 9% em relação a 2022, que foram emitidos 22.376 credenciais.

Isso significa que 2 mil cartões por mês estiveram nas mãos dos trabalhadores em 2023. No caso de embarques gratuitos, o número também é maior: foram 591.887 embarques realizados do que 2022, com 539.508 registros de embarque.

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