Estação ABC: o que se sabe sobre parada que vai interligar Linhas 10-Turquesa e futura 14-Ônix
A Estação ABC será construída no local onde ficava a ‘Parada Pirelli’, em Santo André, e que foi desativada por baixa demanda no passado

A criação de uma nova estação em Santo André (SP), a Estação ABC, é um dos principais empreendimentos previstos para a Linha 10-Turquesa, que está sendo reformada. O empreendimento será também um terminal de integração com a futura Linha 14-Ônix, que vai ligar as regiões do ABC e de Guarulhos. O projeto básico ainda está em fase de contratação, mas veja o que já se sabe.
Leia também: Corredor BRT-ABC atrasa novamente e deve ficar pronto só em junho de 2026
A nova estação será construída em duas partes. A primeira será uma nova estação da Linha 10-Turquesa, cujo projeto básico está sendo contratado pela CPTM. A Companhia divulgou no domingo, 27 de abril, os três consórcios habilitados participar da licitação. A abertura dos envelopes será no dia 9 de maio. Estão concorrendo os consórcios Maubertec-APTA e PB-10 (Multiplano, Modera e Sondotécnica) e a empresa Tylin Brazil.
A segunda parte do empreendimento, contudo, está prevista na construção da nova Linha 14-Ônix. Já que as duas linhas estão sendo arrematadas no mesmo lote, é provável que a concessionária fique responsável pela construção de ambas.
Estação ABC, antiga Parada Pirelli
Localizado entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, ao lado do Poupatempo Santo André, o local já abrigou a Parada Pirelli, desativada em 2006 devido à baixa demanda. Assim, a nova estação ficará adjacente ao Parque Engenheiro Thiago Paulo Silva, no bairro Vila Homero Thon.
O projeto da primeira etapa prevê a estação elevada, com acesso lateral, embarque no nível superior e duas passarelas, uma delas fazendo a integração com a Linha 14-Ônix e a outra com o entorno. Imagens divulgadas mostram escadas rolantes, acessos largos e dois grandes edifícios para empreendimentos associados. Haverá um mezanino superior com bilheteria, sala de supervisão operacional e área técnica, com acesso por elevadores e escadas rolantes.
O orçamento previsto até o momento para a estação ABC é de R$ 238,9 milhões, pelo Lote ABC Guarulhos, com início das obras apenas no terceiro ano da concessão e prazo de cinco anos. Se houver um vencedor do leilão ainda este ano, a previsão de entrega seria em 2032, assim, considerando que não aconteça nenhuma alteração nos projetos.
Veja imagens do projeto:



Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários