Triumph mostra Scrambler 400 em versão mais aventureira; conheça
Com rodas raiadas e visual mais ‘off-road’, nova versão XC amplia gama de motos de 400cc da marca inglesa

A Triumph lançou oficialmente a nova Scrambler 400 XC. A versão mais aventureira do modelo foi apresentada na Índia, onde será comercializada inicialmente. Um pouco mais cara que a Scrambler 400 X, vendida no Brasil, a nova versão XC se diferencia pelo uso de rodas raiadas e outros detalhes, como o para-lama alto, que lhe conferem um visual mais “off-road”.
Também produzida em parceria com a Bajaj, o modelo amplia a gama de motos de 400cc da marca inglesa. Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, as Speed 400 e Scrambler 400 representaram cerca de 40 % das vendas da Triumph no mercado brasileiro em 2024.
Dessa forma, não é difícil prever que a nova Triumph Scrambler 400 XC deve vir ao Brasil. Embora a Triumph não confirme oficialmente a vinda do modelo para o nosso mercado.
Diferenças da nova Scrambler 400 XC
Construída sobre a mesma base da Scrambler 400, a nova versão XC criada pela Triumph usa o mesmo motor monocilíndrico de 398 cm³ da conhecida X. Com quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e DOHC, produz bons 40 cv de potência e 3,8 m.kgf de torque máximo. Seu câmbio tem seis marchas com embreagem assistida e deslizante.




As diferenças surgem, principalmente, nas rodas. Apesar de terem as mesmas 17 polegadas de diâmetro, têm raios. Porém, uma boa notícia, com pneus sem câmara, mais fáceis de reparar em caso de furos.
Visualmente, a nova Scrambler 400 XC se caracteriza pelo para-lama alto, no estilo “bico de pato”, como outras motos trail. Além disso, a nova versão traz uma pequena carenagem acima do farol, semelhante a um “number plate“, a placa onde vão os números dos competidores em provas off-road.

O conjunto de suspensões usa garfo telescópico invertido, na dianteira, e uma balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 150 mm de curso, o suficiente para o asfalto, mas pouco para um uso mais fora-de-estrada. A proposta aventureira, portanto, fica limitada à estética, pois, na prática, as suspensões têm o mesmo curso da versão X.
Veja avaliação: Novas motos Triumph de 400 cc surpreendem pelo bom desempenho
Destaque, contudo, para o controle de tração, que pode ser desligado, e o sistema de freios ABS, com modo off-road. Um ponto positivo para rodar em estradas de terra.
Cores e preço da nova Triumph 400cc
A nova Triumph Scrambler 400 XC já está à venda na Índia por 294 mil rúpias indianas (cerca de R$ 19,5 mil). O valor é R$ 1,8 mil (27 mil rúpias) mais caro que a versão X, vendida por 267 mil rúpias na Índia (o equivalente a R$ 17,6 mil). Aqui no Brasil, a Triumph vende a Scrambler 400 X por R$ 33,9 mil. Ou seja, caso venha a versão XC deve beirar os R$ 35 mil.
Na Índia, a nova Triumph de 400 cc terá três opções de cores: Racing Yellow, Granite e Vanilla White. A versão XC tem protetores de mão, de motor e de cárter, em alumínio, ao menos, na versão vendida no mercado indiano. Entretanto, tudo indica que a Scrambler 400 XC também deve ir ao Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários