Porto Alegre terá passe livre em 'Dia D' da vacinação contra gripe | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Porto Alegre terá passe livre em ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

Por: Redação Estadão Mobilidade . Há 6 min
Mobilidade para quê?

Porto Alegre terá passe livre em ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

Porto Alegre terá passe livre em todos os ônibus da cidade neste sábado, 24, para o Dia D de vacinação contra a gripe. As unidades de saúde estarão abertas, distribuindo a vacina trivalente, das 9h às 18h. O imunizante está disponível para todas as pessoas com mais de seis anos. Leia mais: Tarifa zero na […]

1 minuto, 41 segundos de leitura

22/05/2025

Porto Alegre terá passe livre em 'Dia D' da vacinação contra gripe
As unidades de saúde da cidade estarão abertas para aplicação das vacinas das 9h às 18h. Foto: EPTC/Divulgação

Porto Alegre terá passe livre em todos os ônibus da cidade neste sábado, 24, para o Dia D de vacinação contra a gripe. As unidades de saúde estarão abertas, distribuindo a vacina trivalente, das 9h às 18h. O imunizante está disponível para todas as pessoas com mais de seis anos.

O objetivo da prefeitura da capita gaúcha é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, de crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Por isso, os ônibus vão funcionar em horário de sábado, como normalmente, mas com catraca liberada. A expectativa é, assim, estimular toda a população a tomar a vacina contra a influenza.

Ou seja, mesmo quem não pertence a um dos grupos prioritários deve se vacinar.

Leia também: Tarifa zero na Grande São Paulo é possível? Especialista responde

Porto Alegre terá ‘Dia D’ para vacinar toda população

O decreto foi divulgado no Diário Oficial de Porto Alegre nesta segunda-feira, 19, com assinatura do prefeitura Sebastião Melo (MDB). A cidade tem uma lei, nesse sentido, que institui como Dia do Passe Livre as datas de campanhas de vacinação de grande relevância e alcance – os “Dias D”.

 Segundo a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre, foram registrados 34 óbitos por síndrome respiratória aguda grave na cidade até o dia 10 de maio. Outros 129 casos seguem em investigação. A faixa etária com maior número de casos é de 0 a 4 anos, com 42,3% das notificações. Em seguida, são as pessoas com 60 anos ou mais, com 36% do total de notificações.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo, dessa forma, proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. A campanha de vacinação começou em 7 de abril e até terça-feira, 20, a prefeitura aplicou 313.762 doses. Assim, do total, 144.502 foi em grupos prioritários, totalizando 36,58% da meta atingida, que é de 395.061 pessoas nos três grupos.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login