Honda NX 500 2026: veja detalhes, cores e preço | Mobilidade Estadão | 200 a 500 cilindradas, Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Honda NX 500 2026: veja detalhes, cores e preço da substituta da CB 500 X

Por: Arthur Caldeira . Há 24h
Meios de Transporte

Honda NX 500 2026: veja detalhes, cores e preço da substituta da CB 500 X

Crossover chega às lojas no mês de junho com design renovado e tecnologias inéditas

4 minutos, 22 segundos de leitura

09/06/2025

Honda NX 500 2026
Modelo usa a mesma base mecânica e ciclística da CB 500X. Fotos: Honda

A Honda lançou oficialmente a NX 500 2026 no Brasil. Assim como aconteceu na Europa, o modelo irá substituir a CB 500 X no line-up da marca japonesa no mercado brasileiro. Além do nome NX 500, a nova crossover traz um design mais moderno e tecnologias inéditas para repetir o sucesso da sua antecessora.

Com o novo modelo a fabricante japonesa resgata a sigla NX, que fez história na Honda. Desde os anos de 1980, com a NX 650 Dominator, na Europa, e a NX 350 Sahara, no Brasil, designa modelos que encaram um off-road leve, mas também se saem bem em uso urbano e em viagens.

De acordo com a Honda, no caso da NX 500 2026, a sigla NX significa “New X-over” (nova crossover), ou seja, um modelo que mistura características das motos aventureiras e nakeds. Em suma, trata-se basicamente da mesma proposta da agora aposentada CB 500X.

Modelo resgata a sigla NX que fez história na Honda e designa modelos que encaram um off-road leve, mas também se saem bem em uso urbano e em viagens

Prova disso é que manteve a mesma base mecânica e ciclística da sua antecessora, porém com algumas melhorias. Confira o que mudou na nova crossover bicilíndrica da marca japonesa.

Como é a NX 500 2026

Com um design batizado pela Honda de Daily Crossover, ou seja, uma crossover para o uso diário, a NX 500 mistura seu aspecto utilitário com linhas angulosas e formas sólidas. O desenho do farol de LEDs, de acordo com a marca, mantém a penetração do feixe de luz, mas oferece uma distribuição mais ampla. A lanterna, assim como os piscas, também usam LEDs.

NX 500, um dos quatro lançamentos Honda para 2025
Novo farol

A modernidade da NX 500 aparece no novo painel com tela colorida de TFT de 5 polegadas. Herdado dos modelos maiores da Honda, o painel ainda oferece conectividade para smartphones por meio do aplicativo Honda Road Sync.

Painel de TFt com conectividade

A posição de pilotagem mudou um pouco, mas sem abrir mão do conforto. O assento ficou 4 mm mais baixo do que na CB 500X e agora tem 830 mm do solo. O guidão aberto e de espessura variável proporciona uma posição ereta e de braços abertos, confortável como nas motos trail.

Motor perdeu potência

O motor da nova NX 500 manteve a base da CB 500X. Isto é, um bicilíndrico de 471 cm³, com quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido. Adequado ao Promot 5, o biclíndrico perdeu um pouco de potência. Agora, produz 49,6 cv a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo de 4,50 m.kgf aparece a 7.000 giros. A antiga CB 500X oferecia 50,2 cv na mesma faixa de rotação.

Honda NX 500 irá substituir a CB 500X
Motor produz 49,6 cavalos; um pouco menos do que os 50,2 cv da antiga CB 500 X

O câmbio manteve as seis marchas, assim como a embreagem deslizante e assistida da antiga 500 X. Da mesma forma que a potência, o torque do modelo europeu é menor: 4,38 mkgf a 6.500 giros contra 4,54 mkgf a 7.000 rpm, na versão brasileira.

Uma novidade da NX 500 2024 é o sistema de controle de tração. O sistema HSTC compara as velocidades das rodas dianteira e traseira, detectando um provável derrapagem da roda traseira. Nessa hora, o sistema de injeção é controlado para reduzir o torque na roda. Para quem desejar, o sistema também pode ser desligado.

Rodas e suspensões

Na parte ciclística, a NX 500 manteve o quadro em tubos de aço da antiga CB 500X. Com boa distribuição de peso (48,7%, na dianteira e 51,3%, na traseira), a nova NX 500 pesa 183 kg a seco – praticamente o mesmo da CB 500X. Seu tanque tem capacidade para 17,7 litros.

Honda NX 500
Rodas de liga-leve ficaram mais leves, mas ainda têm 19 polegadas, na dianteira, e 17, na traseira

As rodas em alumínio, contudo, são completamente novas. O novo design em “Y” com cinco raios economizou 800 g à frente e 700 g atrás. A roda dianteira de 19 polegadas combina-se com a roda traseira de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara nas medidas: 110/80-R19 e 160/60-R17.

O conjunto de suspensões é o mesmo da CB 500X: garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Os cursos também se mantiveram: 150 mm, na frente, e 135 mm, atrás. Ajuste, porém, somente na pré-carga da mola traseira.

Os freios usam disco nas duas rodas. No caso da Honda NX 500 2026, há dois discos, na dianteira, e um na traseira. Ambos têm sistema ABS de dois canais.

Honda NX 500 2026: cores e preço

A NX 500 2026 chega à rede de concessionários a partir de junho, de acordo com a Honda. O modelo tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem. A nova aventureira terá também o Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. 

A Honda NX 500 2026 estará disponível em três opções de cores: Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 45.800,00. Entretanto, o preço nas concessionárias deve bater os R$ 50 mil.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login