Inglaterra aprova 15,6 bilhões de libras para transportes públicos

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Inglaterra aprova pacote de 15,6 bilhões de libras para transportes públicos

Por: Leonardo Godim . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Inglaterra aprova pacote de 15,6 bilhões de libras para transportes públicos

Investimentos têm foco no Norte e região central do país; Manchester receberá 2,5 bilhões de libras para eletrificar 100% da frota até 2030

4 minutos, 24 segundos de leitura

12/06/2025

Inglaterra aprova pacote de 15,6 bilhões de libras para transportes públicos
Os recursos serão alocados em diferentes regiões do país ao longo dos próximos sete anos. Foto: Savvapanf Photo/stock.adobe.com

A Inglaterra anunciou um pacote de investimentos de 15,6 bilhões de libras esterlinas (R$ 117,3 bilhões) em transportes públicos, parte das diretrizes orçamentárias apresentadas no “Spending Review 2025” nesta quarta-feira, 11 de junho. Segundo a chanceler do Tesouro do Reino Unido, cargo equivalente ao de ministra da Fazenda, Rachel Reeves, esse é a maior cifra da história para o setor.

Leia também: Inglaterra reestatiza o transporte ferroviário; medida pode influenciar outros países?

Os recursos estão distribuídos em diferentes regiões do país ao longo dos próximos sete anos. A chanceler já havia detalhado alguns dos gastos em transportes na semana passada em uma coletiva de imprensa em Manchester, antes, portanto, da divulgação das diretrizes orçamentárias.

Na ocasião, ela disse que “uma Grã-Bretanha melhor não pode depender de um punhado de lugares que estão à frente do resto do país” e acrescentou, assim, que “o resultado desse pensamento foi o crescimento concentrado em poucos lugares, com poucas pessoas impactadas e grandes lacunas entre regiões e entre nossas cidades e localidades”.

Pacote quer diminuir desigualdade entre regiões da Inglaterra

Um dos principais objetivos, afirmou o secretário de Transportes, Heidi Alexander, é estimular regiões historicamente subfinanciadas, no Norte e Terras Médias (Midlands) do Reino Unido. O secretário citou, nesse sentido, a expansão do metrô ligando Washington até Newcastle e Sunderland, assim como a renovação dos bondes elétricos de South Yorkshire.

Outro destaque citado na apresentação é West Yorkshire, conhecida como a maior cidade da Europa sem um sistema de transporte rápido de alta capacidade. Incluído entre os investimentos prioritários, o projeto de criar um sistema de veículos leves sobre trilhos (VLT) data, dessa forma, de 2005.

Além disso, na região da Grande Manchester, o governo afirma que os valores farão avançar o ambicioso projeto de tornar todo o sistema de transportes da cidade movido a energia elétrica até 2030.

De acordo com informações do Manchester Evening News, o governo deve apresentar um plano estratégico para o setor de infraestrutura com mais detalhes sobre expansões ferroviárias na próxima semana.

Veja detalhes dos investimentos por região, conforme divulgado pelo governo do Reino Unido:

Detalhamento do programa de financiamento

Midlands Ocidentais: £ 2,4 bilhões (R$ 18 bi)

Extensão do metrô conectando o centro de Birmingham ao novo bairro esportivo, liberando um investimento de £ 3 bilhões (R$ 22,6 bi) de investidores privados. Esta é a primeira fase do novo transporte público de East Birmingham a North Solihull.

West Yorkshire: £ 2,1 bilhões (R$ 15,8 bi)

Iniciar a construção do projeto de transporte sobre trilhos em West Yorkshire até 2028, com a meta de oferecer os primeiros serviços em meados da década de 2030. Transformação de seis corredores de transporte em West Yorkshire não cobertos pelas rotas de transporte público, incluindo novas estações de ônibus em Bradford e Wakefield.

Grande Manchester: £ 2,5 bilhões (R$ 18,8)

Grandes projetos de infraestrutura para gerar novas moradias, empregos e conectar melhor as comunidades, incluindo a expansão e a transformação da rede de bondes Metrolink, com novos pontos de parada em Bury, Manchester e Oldham, e a extensão do Metrolink até Stockport. Uma Bee Network (sistema de transporte integrado de Manchester) totalmente elétrica, com rede de transporte público com emissão zero para bicicletas, ônibus e bondes até 2030, incluindo a compra de 1.000 novos ônibus elétricos.

South Yorkshire: £ 1,5 bilhão (R$ 11,3 bi)

£ 530 milhões (R$ 3,9 bi) para renovar a rede de bondes, fornecendo uma frota de novos veículos de substituição, modernizando os pontos de bonde e realizando manutenção para melhorar a confiabilidade. £ 350 milhões (R$ 2,6 bi) para reformar os ônibus de South Yorkshire, com ônibus franqueados operando em Sheffield, Doncaster e Rotherham até 2027 e em todo o South Yorkshire até 2029.

Região da cidade de Liverpool: £ 1,6 bilhão (R$ 12 bi)

£ 100 milhões (R$ 752 milhões) para três novas linhas de ônibus rápidos, para o Aeroporto John Lennon de Liverpool, o estádio do Everton e Anfield. Compra de uma frota totalmente nova de ônibus para a rede franqueada da região da cidade. Começando com St Helens e Wirral em 2026 e, em seguida, Sefton, Knowsley, Liverpool Norte e Sul em 2027.

Nordeste: £ 1,8 bilhões (R$ 13,5 bi)

Extensão do metrô ligando Newcastle e Sunderland via Washington, atendendo uma das maiores zonas de manufatura avançada do Reino Unido.

Oeste da Inglaterra: £ 0,8 bilhões (R$ 6 bi)

£ 150 milhões (R$ 1,1 bi) para melhorar a infraestrutura ferroviária em toda a região. Incluindo financiamento para apoiar as metas da Weca (Autoridade Combinada do Oeste da Inglaterra). E aumentar, assim, a frequência dos serviços entre Brabazon e o centro da cidade. 200 milhões (R$ 1,5 bi) para o desenvolvimento do transporte público entre Bristol, Bath, South Gloucestershire e North Somerset.

Vale de Tees: £ 1,0 bilhão (R$ 7,5 bi)

£ 60 milhões (R$ 451 milhões) para a extensão da Plataforma 3 na estação Middlesbrough, desbloqueando a rede local.

Midlands Orientais: £ 2,0 bilhões (R$ 15 bi)

Projetar um novo sistema de transporte público para conectar Derby e Nottingham, abrangendo melhorias rodoviárias, ferroviárias e de ônibus em todo o corredor Trent Arc.

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