Linha 3 do Metrô do RJ: saiba quantas estações terá o ramal

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Linha 3 do Metrô do RJ: saiba como será e quantas estações terá o ramal

Por: Redação Mobilidade Estadão . Há 2h
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Linha 3 do Metrô do RJ: saiba como será e quantas estações terá o ramal

Futuramente, a linha, que deverá passar por baixo da Baía de Guanabara, pode se estender até o Itaboraí, município localizado na região metropolitana do RJ

2 minutos, 25 segundos de leitura

17/06/2025

Linha 3 do metrô do RJ deve passar por baixo da Baía da Guanabara. Foto: Leo Henck/ Adobe Stock
Linha 3 do metrô do RJ deve passar por baixo da Baía da Guanabara. Foto: Leo Henck/ Adobe Stock

A aguardada Linha 3 do metrô do Rio de Janeiro pode finalmente sair do papel. Durante uma reunião, representantes de municípios da região metropolitana fluminense e do governo federal discutiram os próximos passos da linha. O encontro ocorreu em 9 de junho.

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A futura Linha 3 Praça XV-Niterói-Guaxindiba será a primeira intermunicipal do metrô no Estado do Rio de Janeiro. Isso porque vai ligar o Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. Para realizar esse percurso de 28 km, estão previstas as construções de 15 estações. Além disso, no futuro há perspectiva do ramal se estender até Itaboraí, cidade na região metropolitana do RJ. 

Conforme divulgado após a reunião, a expectativa é atender 650 mil passageiros por dia. Dessa forma, a viagem entre Niterói e São Gonçalo sai de 2h de duração para apenas 40 minutos. Portanto, isso representa economia financeira e qualidade de vida aos usuários. 

Etapas da Linha 3 do metrô do RJ

Conforme o Plano Diretor Metroviário (PDM), o primeiro trecho, que interliga as estações Praça XV e Arariboia, prevê a construção de um túnel subaquático escavado sob a Baía de Guanabara. A partir de Arariboia, as estações da Linha 3 do metrô do RJ passarão a operar ao nível elevado.

A previsão é de que a estação Guaxindiba seja construída perto da BR-101. Ou seja, deve promover maior integração intermodal ao receber demanda das cidades vizinhas como Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé.

Extensão da Linha 4

Além dos planos para a Linha 3, como uma futura ligação Estácio-Praça XV, a reunião abordou outros aspectos da mobilidade no Rio de Janeiro. Conforme divulgado, o projeto da Linha 3 vem acompanhado de uma extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes. 

O projeto foi apresentado pela Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urban (Setram) e pela Riotrilhos. 

Estiveram presentes ao encontro o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, o vice-prefeito, além de prefeitos de cidades localizadas no leste metropolitano e na Baixada Fluminense. Ao lado de técnicos da pasta, representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apresentaram um vídeo ilustrativo sobre a expansão. O contrato para a elaboração dos estudos de viabilidade ainda está em fase de conclusão.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, também presente no encontro, anunciou que o governo federal vai investir R$ 20 milhões nos estudos para a expansão metroviária do Rio de Janeiro. Já o governo do Estado vai aportar cerca de R$ 12 milhões para esta finalidade.

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