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Índia torna ABS obrigatório em todos os veículos de duas rodas a partir de 2026

Por: Arthur Caldeira . Há 2 min
Meios de Transporte

Índia torna ABS obrigatório em todos os veículos de duas rodas a partir de 2026

Mais rígida que a brasileira, lei indiana atinge ciclomotores, scooters e motocicletas independentemente da cilindrada, produzidos a partir de janeiro do próximo ano

2 minutos, 27 segundos de leitura

26/06/2025

Ministério dos Transportes também quer exigir que concessionárias forneçam dois capacetes com toda moto vendida. Foto: Adobe Stock/Robinbob

Para reduzir os acidentes de trânsito, o Ministério dos Transportes da Índia tornou o freio ABS obrigatório em todos os veículos de duas rodas. A regra exige que ciclomotores, scooters e motocicletas, independentemente da capacidade cúbica do motor, produzidos a partir de janeiro de 2026 tenham ao menos o sistema de freio antitravamento na roda dianteira.

Anteriormente, a legislação indiana obrigava a presença de ABS de canal único apenas nos veículos de duas rodas com motor acima de 125 cc. Além da obrigatoriedade do ABS, o governo indiano quer exigir que as concessionárias forneçam dois capacetes no momento da venda de qualquer veículo de duas rodas.

Veja também: Estudo mostra que o ABS em motos pode salvar vidas

A nova regra adotada pela Índia supera até as exigências da legislação brasileira. No Brasil, desde 2019, somente as motocicletas com cilindrada igual ou superior a 300 cc devem ter ABS em ambas as rodas. Já os modelos de menor cilindrada podem ter freios antibloqueio (ABS) e/ou frenagem combinada (CBS).

ABS pode fazer preços das motos subirem

A nova lei foca nas principais causas de mortes no trânsito na Índia, especialmente entre motociclistas. De acordo com dados do Ministério dos Transportes indiano, um grande número de acidentes com veículos de duas rodas envolve derrapagens devido a frenagem incorreta e ferimentos na cabeça, fatores que as novas regras visam reduzir.

Embora a medida seja bem recebida pelos especialistas em segurança no trânsito, alguns fabricantes levantaram preocupações sobre as impactos ne custo dos modelos de entrada. No entanto, as autoridades indianas acreditam que os benefícios em termos de vidas salvas e redução de ferimentos superam em muito o aumento de preço.

De acordo com a Associação de Fabricantes Indianos de Veículos, os veículos de duas rodas com cilindrada igual ou inferior a 125 cc representam quase 80% das mais de 12 milhões de motos vendidas na Índia. Como referência, as grandes fabricantes, como Hero, Honda, TVS, Bajaj e Suzuki, têm várias motos na categoria de 125 cc. Todas receberão atualizações para atender a nova regra.

Contudo, o Sistema de Freio Antibloqueio (Anti-lock Braking System, ou ABS) é essencial para a segurança de motos e scooters. O sistema evita o travamento das rodas durante frenagens bruscas ou de emergência. Ao regular a pressão do freio, o ABS permite que o motociclista mantenha o controle da moto, reduzindo significativamente as chances de derrapagem ou perda de estabilidade, principalmente em superfícies escorregadias, como estradas molhadas.

A tecnologia também pode reduzir as distâncias de frenagem em comparação com motos sem ABS, o que pode ser vital para a prevenção de acidentes. Alguns estudos sugerem que a presença de ABS em uma motocicleta pode reduzir os acidentes de trânsito em 35 a 45%.

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