Suzuki apresenta duas novas motos com visual retrô e motor de 800cc; conheça
GSX-8T e GSX-8TT são as novidades da marca japonesa para disputar o segmento de clássicas modernas

A Suzuki apresentou dois novos modelos inspirados em clássicos da marca: a GSX-8T e sua versão carenada, GSX-8TT. As duas novas motos Suzuki combinam design retrô com tecnologias atuais e chegam equipadas com motor bicilíndrico de 776 cm³, painel TFT e pacote eletrônico completo.
Os lançamentos acompanham uma tendência crescente no mercado de motocicletas. Grandes marcas têm investido em modelos de estilo clássico com desempenho moderno. Há diversos exemplos, como as Triumph da linha Bonneville, as Kawasaki Z 650 RS e Z 900 RS. Até mesmo a Honda que também vende a CB 650R Neo Sports Cafe no Brasil. A proposta une estética nostálgica à pilotagem mais segura e com melhor desempenho.

As duas novas motos Suzuki também bebem dessa mesma “fonte”. A GSX-8T presta homenagem à famosa Suzuki T500 “Titan” dos anos 70, enquanto a GSX-8TT resgata elementos de motos de competição da década seguinte.
Design com inspiração no passado
A GSX-8T homenageia diretamente a T500 “Titan”, moto que marcou gerações por seu motor confiável e som grave. O modelo, aliás, foi um dos primeiros da Suzuki a fazer sucesso na Europa. A GSX-8TT segue a mesma linha, mas adiciona carenagens inspiradas nos protótipos de endurance dos anos 70 e 80. O guidão minimalista com os espelhos nas extremidades reforçam a pegada clássica.

Ambas utilizam como base o mesmo chassi em tubo de aço e suspensão KYB ajustável. Têm rodas de alumínio com pneus Dunlop e freios dianteiros com discos de 310 mm e pinças radiais. O tanque de combustível tem capacidade para 16,5 litros.
Entretanto, o motor, compartilhado com outros modelos da linha GSX-8, é o mais recente criado pela Suzuki. Lançado em 2022, o bicilíndrico DOHC de 776 cm³ entrega 83 cv de potência máxima a 8.500 rpm, enquanto o torque máximo de 7,9 m.kgf chega a 6.800 giros. O câmbio tem seis marchas, com quickshifter bidirecional e embreagem assistida.

O pacote eletrônico inclui controle de tração ajustável, três modos de pilotagem, ABS e acelerador eletrônico. O painel digital tem tela TFT colorida de cinco polegadas. Ambas têm espelhos nas pontas do guidão, entrada USB-C. O assento, contudo, difere: tem estilo “tuck-and-roll”, com costuras formando gomos, para a GSX-8T e acabamento esportivo em vermelha para a GSX-8TT.
Disponibilidade e expectativas
Os modelos GSX-8T e GSX-8TT foram apresentados em setembro de 2025 com previsão de lançamento internacional em alguns mercados europeus. Entretanto, a Suzuki ainda não confirmou se as motocicletas virão ao mercado brasileiro. Contudo, as boas vendas dos modelos da linha RS da Kawasaki e das clássicas da Triumph mostram que há mercado para esse tipo de moto no Brasil. Além disso, a J.Toledo, representante da Suzuki no País, já comercializa as outras integrantes da linha de 800cc no mercado brasileiro.

Na Europa, a expectativa é que os preços sejam similares ao padrão dos modelos GSX-8S, ou seja, na faixa de € 9.000 a € 10.000. O valor equivale, em conversão direta e sem impostos, a cerca de R$ 53 mil a R$ 59 mil. Por aqui, a Suzuki vende a naked GSX-8S por R$ 51.500.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários