Pela primeira vez, o Brasil sediará uma rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, corrida que é considerada a ‘Fórmula 1’ dos carros elétricos. Assim, o evento acontecerá no sábado (25/03), em um circuito montado no Sambódromo do Anhembi, zona norte na capital paulista.
Dessa forma, para chegar na Fórmula E, a SPTrans contará com 14 ônibus para o transporte de passageiros.
De maneira Na ida, o embarque acontece na estação do Metrô Portuguesa-Tietê, na Avenida Cruzeiro do Sul, 1777. Entretanto, no retorno, os ônibus, que são elétricos e fazem parte da frota da capital, sairão da Avenida Olavo Fontoura, no Portal 2 do Anhembi.
A estação mais próxima do Metrô, caso a greve dos metroviários termine até sábado, é a Portuguesa-Tietê.
Assim, é possível chegar caminhando até o Sambódromo do Anhembi partindo da estação, mas a caminhada é um longa: cerca de 2,1 quilômetros de distância.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou operação especial de trânsito nas principais vias de acesso ao Sambódromo, das 23h de sexta-feira (24) até 23h de sábado (25), para a Fórmula E.
O Sambódromo localiza-se entre as pontes das Bandeiras e Casa Verde, tendo como principais vias as avenidas Olavo Fontoura, Assis Chateaubriand (Marginal Tietê), Braz Leme e Santos Dumont.
De maneira que, na ida, o acesso do público será feito somente pela Praça Campo de Bagatelle (Avenida Olavo Fontoura – Portão 2), ou pela Rua Marechal Leitão de Carvalho (Portão 5 ou 3).
Ainda segundo a CET, o principal estacionamento fica no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com acesso pela Rua Marechal Leitão de Carvalho, junto ao Portão 5.
A CET recomenda que os veículos que trafegam na Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana, sigam pela Avenida Braz Leme, sentido Bairro, Avenida Santos Dumont e Praça Campo de Bagatelle. Outra opção é a Avenida Presidente Castelo Branco, Ponte das Bandeiras, na Praça Campo de Bagatelle.
Já os veículos que trafegam na Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde, deverão seguir pela Avenida Santos Dumont, sentido Centro, Praça Airton de Abreu e Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê), ou Ponte Gov. Orestes Quércia. Ou, como outra alternativa, seguir pela Avenida Braz Leme, sentido Centro, e Avenida Otaviano Alves de Lima (Marginal Tietê).
Quem transita na Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), deve seguir pelas pistas Central ou Expressa da Marginal Tietê.
De acordo com a CET, a Rua Marechal Leitão de Carvalho terá acesso restrito ao estacionamento do Anhembi, com implantação de mão dupla de direção no sábado, das 06h às 19h. A ciclofaixa da Avenida Olavo Fontoura permanecerá desativada.
Atenção às ruas abaixo, que já estão interditadas: