Nova York quer lançar departamento de entrega sustentável
Crescimento do uso de bicicletas elétricas e ciclomotores para entrega é o principal ponto de discussão do novo órgão
2 minutos, 12 segundos de leitura
30/01/2024
Por: Redação Mobilidade
A prefeitura de Nova York anunciou a criação do Departamento de Entrega Sustentável, na última semana. O novo órgão deve lidar, principalmente, com o crescimento do número de bicicletas elétricas, scooters e ciclomotores utilizados por entregadores. O anúncio oficial foi dado pelo prefeito Eric Adams.
De acordo com o discurso do prefeito, o objetivo do departamento é regulamentar os serviços de entrega comercial, com foco em entregas realizadas com veículos de duas ou três rodas movidos à bateria. A entidade reguladora será a primeira do país a estabelecer metas e diretrizes claras para o futuro da entrega na cidade de Nova York.
Com o crescimento do uso de bicicletas elétricas em Nova York, cresceu também o índice de acidentes com veículos movidos à bateria. Em 2023, as baterias de íon-lítio foram responsáveis por 267 incêndios na cidade, um aumento de cerca de 20% em relação a 2022, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Nova York.
Bicicletas elétricas em NY
Em discurso, o prefeito Eric Adams reconheceu o papel dos veículos elétricos na onda de descarbonização do tráfego e, também, contra o congestionamento. Ao mesmo tempo, não deixou de enfatizar a importância de uma regulação para a própria segurança dos trabalhadores.
Leia mais: Nova York aprova plano de pedágio de congestionamento em Manhattan
“O Departamento de Entrega Sustentável será a primeira forma do país de nos permitir retomar as rédeas das nossas ruas e garantir que a próxima geração de inovação em mobilidade funcione para os nossos trabalhadores, os nossos vizinhos e a nossa cidade, à medida que continuamos a cumprir nossa visão de proteger a segurança pública, reconstruir nossa economia e tornar esta cidade mais habitável para a classe trabalhadora nova-iorquina”, afirmou o prefeito em discurso.
Pedágio de congestionamento
A proposta aprovada pela Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês) pretende reduzir o tráfego na área de Manhattan. A partir do segundo semestre deste ano, o pedágio deve cobrar os carros com um adicional de US$ 15 para entrar em Manhattan a partir da 60th Street. Caminhões poderão pagar entre US$ 24 e US$ 36 dólares, dependendo do tamanho.
A tarifação é específica para o chamado Central Business District (CBD), uma região que se estende da 60th Street em Manhattan até o extremo sul do Distrito Financeiro. De acordo com o documento, a maioria dos motoristas que entram no centro de Manhattan terão que pagar o pedágio.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários