Meios de transporte

França vai estender subsídio para bicicletas até março de 2021

O benefício de 50 euros destinado para consertar bicicletas usadas tem o objetivo de incentivar a utilização do modal durante a pandemia

3 minutos, 11 segundos de leitura

08/02/2021

França vai estender subsídio para bicicletas
Como a demanda por novas bicicletas está alta em todo o mundo, investir no conserto de bicicletas usadas foi a maneira encontrada de incentivar o uso durante a pandemia. (Foto: Shutterstock)

Mais de 1 milhão de ciclistas franceses utilizaram o subsídio de 50 euros (R$ 300) para consertar suas bicicletas usadas, como parte das medidas de combate à pandemia do coronavírus, e agora o governo quer que mais pessoas tenham acesso a essas bikes. Por isso, o benefício será estendido até março de 2021, segundo informações da agência Reuters.

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A ideia é encorajar os franceses a escolher a bicicleta para se locomover após o afrouxamento do bloqueio imposto durante a segunda onda da pandemia no país. De acordo com a ministra do Meio Ambiente da França, Barbara Pompili, metade das pessoas que tiveram suas bicicletas consertadas raramente pedalavam antes. A iniciativa colocou 500 mil pessoas de volta ao pedal, mas esse número equivale a apenas 3% da população. Então, o objetivo do governo é triplicá-lo.

Como funciona o subsídio para bicicletas?

O proprietário precisa visitar o site coupdepoucevelo.fr para escolher aonde vai levar sua bicicleta para consertar usando o mapa interativo que lista todas as lojas certificadas que oferecem o serviço. O bônus de 50 euros só pode ser usado uma vez.

Ao marcar a consulta, é preciso fornecer nome completo, data de nascimento e número de telefone. Após o cadastro, uma mensagem de texto é recebida, confirmando a consulta. O bônus é descontado automaticamente no momento do pagamento e aparece no seu recibo.

Uma gama de serviços bastante ampla pode ser paga com o benefício, desde a troca de pneus até o conserto de freios. Acessórios de segurança, como fechaduras, colete refletivo, capacete e lâmpadas, não são cobertos.

Em entrevista para a Reuters, o chefe da federação francesa de ciclismo, Olivier Schneider, disse que há de 25 a 40 milhões de bicicletas na França, mas cerca de 15 milhões delas estão em mau estado de conservação.

“Há uma enorme demanda por bicicletas novas em todo o mundo e elas podem ser difíceis de encontrar. Então, o esquema de subsídio para reparos é uma ótima maneira de colocar as bicicletas velhas na pista novamente”, ressaltou Schneider.

Cidades bike friendly

As cidades da França querem ser cada vez mais bike friendly. Além do subsídio, centenas de faixas de tráfego foram transformadas em ciclovias protegidas. (Fonte: Shutterstock)

Segundo reportagem do site The Local FR, autoridades em toda a França se esforçam para tornar Paris e outras regiões em cidades bike friendly. Centenas de faixas de tráfego foram transformadas em ciclovias protegidas, chamadas de “coronapistas”, para incentivar o aumento do uso das bicicletas desde o primeiro bloqueio em maio. Desde então, o uso de ciclovias aumentou 30% durante o verão europeu em comparação com o mesmo período do ano passado.

Cerca de 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 490 milhões) serão gastos com subsídios à medida que as autoridades tentarão reduzir a dependência do transporte público com o objetivo de diminuir o contágio pelo coronavírus.

Aproximadamente 200 milhões de euros (mais de R$ 1,2 bilhão) também serão gastos como parte do plano de recuperação econômica de 100 bilhões de euros (cerca de R$ 612 milhões) da França, para construir vagas de estacionamento seguras em estações de trem e financiar 600 novas ciclovias nos próximos dois anos.

A ministra do meio ambiente também anunciou um investimento de 30 milhões de euros (cerca de R$ 192 milhões) em três anos para incentivar os empregadores a melhorar as instalações de ciclismo, com financiamento para 20 mil vagas de bicicletários seguros.

Fontes: Agência Reuters, Mobilize e The Local FR.

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