Barueri é destaque em economia

Foto: Vero

18/05/2021 - Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos

A cidade de Barueri continua sendo reconhecida pelo investimento voltado para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e inclusiva. Recebendo destaque pela terceira vez consecutiva no eixo de Economia do Ranking Connected Smart Cities, a cidade conseguiu a primeira colocação graças ao crescimento de empresas (3,4%) e ao aumento no número de empregos (1,5%), fazendo com que a Região polo de emprego (destino) possua 1,45 emprego formal por habitante em idade ativa. Além disso, a cidade possui uma independência do setor público, sendo que 95,1% dos empregos formais não estão na área da administração pública.

Recentemente, Barueri foi reconhecida internacionalmente como o 36º município mais sustentável do Brasil pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) realizado pelo Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN). A iniciativa faz parte de um programa desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo monitorar o comprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Centro de Inovação e Tecnologia (CTI) de Barueri também foi destaque no prêmio Brasil 5.0 com o projeto Barueri Cidade Inteligente, sendo reconhecido entre as iniciativas da Prefeitura de Barueri por expandir os serviços prestados à população por meio da Tecnologia da Informação. Uma das iniciativas na área é a digitalização de processos burocráticos, sendo que a pretensão é que no começo do mês de abril as Secretarias iniciem o protocolo para o desenvolvimento de documentos 100% digitais.

Barueri também está investindo na troca da iluminação pública tradicional por lâmpadas de LED, com o propósito de se tornar uma cidade mais sustentável e inteligente. As lâmpadas de LED economizam de 50% a 80% a mais de energia que lâmpadas tradicionais, reduzindo o custo com esse serviço e resultando em uma menor emissão de carbono. A meta da cidade é concluir a instalação das lâmpadas até o final de 2021, aumentando a segurança e sustentabilidade do município.

Para saber mais informações sobre o Ranking Connected Smart Cities 2020, clique aqui.