Saiba como o carro elétrico ajuda a combater as mudanças climáticas

Carro elétrico reduz emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Crédito: Getty Images

Há 2 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 31 segundos

O carro elétrico pode oferecer uma contribuição importante no combate às mudanças climáticas. Afinal, reduz emissões dos gases de efeito estufa (GEE).  A tão necessária participação do setor automotivo na descarbonização do meio ambiente requer ações como a substituição do veículo convencional, a combustão, pelo elétrico.

Leia também: Carro eletrificado: quem tem direito a isenção do IPVA?

“A eletrificação é ainda mais eficaz em modelos menores – incluindo motocicletas –, intensamente utilizados principalmente nos grandes centros urbanos, que já dispõem de certa infraestrutura de recarga”, afirma Fernando Fusco Rovai, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

Os carros com motor a combustão liberam dióxido de carbono (CO2) pelo escapamento, proveniente dos combustíveis fósseis. Uma das maneiras de reduzir de 30% a 50% a geração de CO2 é substituir um veículo convencional por outro movido a bateria.

“Mas não podemos esquecer que o CO2 também é emitido na produção de energia necessária para recarregar as baterias dos carros elétricos”, diz o docente.

Segundo Rovai, é importante considerar a pegada de carbono dos combustíveis disponíveis, assim como a acumulada no momento da geração de energia elétrica.

Mas o Brasil leva vantagem por ter entre 90% e 95% de fontes renováveis, como eólica e solar. Ou seja, tem mais condições de produzir energia limpa em abundância durante o processo da eletrificação automotiva.

“Apesar da maior eficiência energética dos veículos elétricos em relação aos similares com motor a combustão (90% ante 40%, aproximadamente), a mudança climática só será impactada em caso de geração de energia limpa”, diz. “Além disso, deve-se considerar também a emissão de CO2 durante a produção de cada veículo.”

Gases tóxicos

O professor da FEI destaca que o maior impacto ambiental na fabricação de um carro elétrico se dá no desenvolvimento das baterias. “Quanto maior o modelo, maior a bateria para aumentar a autonomia”, explica.

A principal emissão de CO2 acontece durante a produção do veículo elétrico, que deverá ser compensada com a menor emissão ao longo da sua utilização.

Ao final da vida útil do carro, é preciso estimar o quanto ele deverá emitir de gases de efeito estufa para a sua reciclagem. “É difícil fazer esse cálculo entre modelos elétricos e a combustão. Uma coisa é certa: o impacto é bem menor que nas etapas anteriores”, afirma.

Outra vantagem do carro elétrico é o nível de ruído praticamente inexistente, colaborando com a diminuição da poluição sonora no meio ambiente. Para Rovai, a circulação dos carros elétricos nas cidades oferece, adicionalmente, o benefício de reduzir as emissões de gases tóxicos, que comprometem a expectativa de vida da população.

Saiba mais: O que você precisa saber antes de comprar seu primeiro carro?