Até pouco tempo atrás, o motor turbo era associado exclusivamente a carros esportivos, que visam essencialmente ao alto desempenho. Atualmente, outras vantagens oferecidas por esse sistema têm chamado atenção dos consumidores.
O motor turbo, também conhecido como sobrealimentado, se diferencia do aspirado nas características da entrega do ar para a câmara de combustão, segundo o engenheiro Marco Barreto, coordenador do curso de mecânica automotiva da Pós-Graduação da FEI.
“O motor turbo possui um mecanismo que pressuriza o ar no sistema de admissão”, explica Barreto. “Quanto mais ar admitido pelo motor, mais combustível pode ser injetado e, por consequência, mais torque e potência são entregues.”
Já o motor aspirado funciona sem nenhum tipo de dispositivo auxiliar de aumento de potência. O ar é aspirado pelo movimento descendente do pistão. Com isso, cria-se no interior da câmara de combustão uma pressão inferior à pressão atmosférica. O acionamento das válvulas e a combustão necessária ao deslocamento do veículo dependem da quantidade de ar e de combustível que ingressa no cilindro.
O motor turbo se beneficia da energia emitida pela expulsão dos gases de escape, desperdiçada no caso dos modelos aspirados.
O turbocompressor é composto por duas câmaras, caixa fria e caixa quente, conhecidas como compressor e turbina. Ele está ligado ao coletor de escape de um motor com combustão interna e usa a energia dos gases de escape para girar todo o conjunto da turbina e do compressor.
Segundo Barreto, o motor turbo tem a vantagem de ser menor, entregando grandes valores de torque e potência.
Ao contrário do que se imagina, ele pode ser mais econômico em determinados modelos: dependendo do pico de torque, o automóvel ganha e sustenta velocidade com maior facilidade em percursos urbanos e rodoviários.
Outra vantagem é que, de modo geral, o propulsor turboalimentado reduz a emissão de poluentes, pois aproveita a energia dos gases de escape para melhorar a eficiência do conjunto motriz.
Além disso, mesmo que ele tenha igual ou menor número de cilindradas que o aspirado, o motor turbo, por ser mais leve, apresenta custo inferior para a montadora.