Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio
Entender

Como funciona o motor turbo?

Objetivo principal do sistema é oferecer mais potência ao carro

1 minuto, 58 segundos de leitura

06/06/2022

motor turbo
Foto: Getty Images

Até pouco tempo atrás, o motor turbo era associado exclusivamente a carros esportivos, que visavam essencialmente ao alto desempenho. Atualmente, outras vantagens oferecidas por esse sistema têm chamado atenção dos consumidores. 

O motor turbo, também conhecido como sobrealimentado, se diferencia do aspirado nas características da entrega do ar para a câmara de combustão, segundo o engenheiro Marco Barreto, coordenador do curso de mecânica automotiva da Pós-Graduação da FEI.  

“O motor turbo possui um mecanismo que pressuriza o ar no sistema de admissão”, explica Barreto. “Quanto mais ar admitido pelo motor, mais combustível pode ser injetado e, por consequência, mais torque e potência são entregues.”

Já o motor aspirado funciona sem nenhum tipo de dispositivo auxiliar de aumento de potência. O ar é aspirado pelo movimento descendente do pistão. Com isso, cria-se no interior da câmara de combustão uma pressão inferior à pressão atmosférica. O acionamento das válvulas e a combustão necessária ao deslocamento do veículo dependem da quantidade de ar e de combustível que ingressa no cilindro. 

Como funciona o motor turbo

O motor turbo se beneficia da energia emitida pela expulsão dos gases de escape, desperdiçada no caso dos modelos aspirados. 

O turbocompressor é composto por duas câmaras, caixa fria e caixa quente, conhecidas como compressor e turbina. Ele está ligado ao coletor de escape de um motor com combustão interna e usa a energia dos gases de escape para girar todo o conjunto da turbina e do compressor.

Vantagens do motor turbo

Segundo Barreto, o motor turbo tem a vantagem de ser menor, entregando grandes valores de torque e potência

Ao contrário do que se imagina, ele pode ser mais econômico em determinados modelos: dependendo do pico de torque, o automóvel ganha e sustenta velocidade com mais facilidade em percursos urbanos e rodoviários.

Outra vantagem é que, de modo geral, o propulsor turboalimentado reduz a emissão de poluentes, pois aproveita a energia dos gases de escape para melhorar a eficiência do conjunto motriz. 

Além disso, mesmo que ele tenha igual ou menor número de cilindradas que o aspirado, o motor turbo, por ser mais leve, apresenta custo inferior para a montadora. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA