Alguns carros à venda no País possuem um comando chamado Eco que ainda causa confusão em muita gente. A identificação pode se referir a “economia” ou “ecológico”. Isso não faz diferença, já que o recurso serve para melhorar o consumo do veículo e reduzir emissões.
Nos automóveis mais simples, a principal função do modo Eco é alterar a resposta do acelerador ao comando, proporcionando maior economia de combustível. Basta pisar rapidamente mais fundo no pedal para a central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor perceber que se trata de uma emergência – ultrapassagem, por exemplo – e fazer com que as respostas voltem ao normal.
Outro sistema cujo funcionamento geralmente é alterado no modo Eco é o ar-condicionado, que também passa a operar de modo econômico.
Nos modelos equipados com câmbio automático, a rotação de operação da caixa de marchas também pode ser alterada, fazendo com que as trocas ocorram em giros mais baixos – sempre com o objetivo de reduzir o consumo.
Em usos mais sofisticados, o modo Eco pode interferir até no funcionamento do motor, reduzindo a quantidade de combustível usado (normalmente em rodovias, quando o carro trafega em velocidade constante por distâncias maiores) ou interrompendo o funcionamento de parte dos cilindros.
Outros recursos que podem integrar o modo Eco são o Start-Stop (que desliga o motor em paradas de semáforo, por exemplo) e a função Coasting, a nova e segura “banguela eletrônica”.
De qualquer forma, o mais importante é consultar o manual do proprietário para ter certeza sobre como o modo Eco atua no seu carro e como fazer para desligá-lo, se for necessário.