Nem sempre a água que escorre pelo escapamento significa algo errado com o carro. Gases e vapores gerados pelo funcionamento do veículo são expelidos naturalmente pelo sistema de escape.
“Os motores movidos a gasolina e etanol produzem gases e água como resultado da combustão”, afirma Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI. “Principalmente nos primeiros minutos de funcionamento, é normal sair água pelo escapamento. No caso de o motor funcionar com etanol, essa condição é ainda mais frequente.”
Ele explica que a combustão do motor cria uma mistura de água e dióxido de carbono. Quando o motor esfria, todos os gases de escape saem da câmara de combustão.
Nessa condição, a condensação de água e dióxido de carbono torna-se mais forte, permitindo que a água saia pelo escapamento.
O objetivo do catalisador é justamente converter emissões nocivas em elementos menos prejudiciais antes de sair do escape. Um dos muitos subprodutos que esse componente produz é uma pequena quantidade de vapor de água.
É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga.
Segundo o professor, o problema é se o líquido continuar escorrendo por muito tempo. “Se isso persistir, é importante levar o veículo para uma revisão”, diz.
Outros motivos também podem levar à saída de água no escapamento:
Gasolina ruim
Se uma gasolina de má qualidade é colocada no tanque na hora do abastecimento, as chances de surgimento de água são grandes, por conta da mistura de componentes, inclusive o etanol misturado à gasolina.
Etanol pesado
Por ser um combustível mais pesado e frio que a gasolina, o etanol pode causar o aparecimento de água no escapamento, principalmente ao ligar o carro pela manhã. Depois que o motor esquenta, a tendência é o líquido deixar de escorrer.
Dias frios
Quando o carro roda pouco em dias com baixa temperatura, é comum a água se formar no interior do escapamento. A massa de ar quente que sai do motor se encontra com uma massa de ar fria do ambiente externo, provocando a condensação dentro do sistema de escape.