Veja como sistemas de segurança automotiva evoluíram ao longo do tempo
Indústria automotiva mantém desenvolvimento contínuo de tecnologias para proteger motoristas e pedestres

A segurança automotiva melhorou significativamente nos últimos anos, impulsionada, principalmente, por avanços tecnológicos. Desde o vidro laminado até as modernas câmeras de ré, as fabricantes introduziram diversas inovações para proteger passageiros e pedestres.
“Entre os marcos históricos, destacam-se a invenção do encosto de cabeça, em 1921, a popularização dos cintos de segurança, em 1958, a introdução dos airbags, em 1973, e a adoção de sistemas eletrônicos como controle de estabilidade, em 1995”, diz Marco Barreto, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).
Ele explica que, atualmente, recursos como câmeras de ré, sistemas de frenagem de emergência e alertas de saída de faixa são cada vez mais comuns, demonstrando o compromisso contínuo com a integridade das pessoas.
Para a segurança aumentar, foi preciso acontecer o primeiro acidente fatal de que se tem notícia. Em 1869, a cientista anglo-irlandesa Mary Ward morreu ao cair sob as rodas de um carro a vapor experimental, construído por seus primos. A partir desse fato, as autoridades começaram a aplicar medidas de segurança para proteger motoristas e pedestres.
Veja quais foram os principais aprimoramentos da indústria em prol da segurança automotiva:
Sistemas de freio
O sistema de freios é usado desde os primeiros automóveis, no século 19, e segue evoluindo. Ele consistia em blocos de madeira, acionados pelo motorista. Os freios a tambor mecânicos foram produzidos já no início do século 20, seguidos pelo conjunto de freio hidráulico nas quatro rodas, nos anos 1920. Ele se valia de fluidos para transferir força quando o pedal era pressionado.
Dispositivos
Na década de 1930, mais dispositivos surgiram durante a fabricação dos automóveis, como o para-brisa de vidro laminado. Também aconteceu o primeiro teste de colisão de barreira, enquanto os indicadores de direção foram lançados pela Buick, em 1937.
Cintos de segurança
Em 1947, a fabricante americana Tucker construiu um painel acolchoado para proteger o motorista em caso de batida. Engenheiros suecos, por sua vez, desenvolveram protótipos de cintos de segurança na forma de gaiola, embora o design simples de dois pontos já existisse desde o início dos anos 1900.
A Volvo se incumbiu do desenvolvimento do cinto de segurança de três pontos em 1958. Em formato de Y, ele é bastante eficaz na dispersão da energia do corpo em uma colisão. Já os primeiros apoios de cabeça para os bancos dianteiros chegaram em 1959.
Airbags
Criados na década de 1950, os airbags foram colocados nos veículos somente nos anos 1970. O dispositivo demorou para ser implantado porque não funcionava bem com o cinto de segurança abdominal, recém-obrigatório. Ele reapareceu em alguns carros alemães, em 1981, quando foi usado em conjunto com o cinto de segurança de três pontos. As bolsas de ar se tornaram obrigatórias em todos os veículos em 1998.
Freios com ABS
O primeiro sistema de frenagem aplicava pressão só nas rodas traseiras que, em caso de emergência, travavam. Isso fazia o carro deslizar perigosamente até parar. Os freios ABS foram desenvolvidos pela aviação, para evitar que as rodas das aeronaves travassem no pouso.
Nos carros, o ABS estreou na década de 1970, antes de se tornar padrão no fim dos anos 1980. A tecnologia detecta a velocidade de rotação das rodas e libera fluido hidráulico se uma delas estiver girando em falso ou lentamente. A ação fornece controle de direção ao frear em superfícies molhadas e escorregadias.
Controle eletrônico de estabilidade
Presente nos veículos de produção no início dos anos 1990, o controle eletrônico de estabilidade (ESC) auxilia os motoristas quando realizam manobras arriscadas em curvas. Assim, detectam perda de tração e aplicam freios em rodas individuais. A ação dá mais estabilidade ao automóvel em condições inesperadas de estrada ou terrenos sem a aderência ideal.
Câmeras de visão traseira
A tecnologia de câmera traseira proporciona aos motoristas maior visibilidade ao acionar a ré no carro, aliviando o ponto cego. Ela foi usada pela primeira vez em 1956 no carro-conceito Buick Centurion, que levava uma câmera de televisão montada na traseira e que enviava as imagens para uma tela instalada no lugar do espelho retrovisor interno. As câmeras de ré chegaram aos carros de produção em 1991.
Recursos autônomos
Nos últimos anos, os recursos avançados de segurança autônoma estão presentes em carros mais sofisticados. O primeiro sistema de freio autônomo, que detecta tráfego à frente e alerta os motoristas, surgiu em 2008.
De 2010 para cá, uma série de recursos de segurança ativa e assistência ao motorista foram desenvolvidos, como o Lane Keeping Assist, que envia alertas visuais e sonoros para ajudar os motoristas a permanecer em suas faixas, e o Lane Departure Warning System, que adverte o condutor se o carro começar a sair da faixa pretendida sem um sinal de aviso.
Já o Driver Attention Warning monitora e analisa os padrões de direção. Caso conclua que o motorista está cansado, sugere uma pausa para descanso por meio de um sinal luminoso no painel.
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