Automação logística é utilizada ou está nos planos de 81% dos empreendedores, segundo pesquisa
Estudo também mostra que empresas de e-commerce apostam em novas tecnologias para expandir negócios

O setor de e-commerce no Brasil tem ampliado o uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de seus negócios. Mais de 80% dos empreendedores de pequenas e médias empresas brasileiras já implementaram ou pretendem utilizar alguma automação logística, de acordo com resultados da pesquisa “Rota do E-commerce”.
A análise realizada pela Loggi, em parceria com a Opinion Box, entrevistou mais de 100 empreendedores de pequenas e médias empresas de e-commerce no País entre abril e maio deste ano, para estudar as estratégias adotadas pelos empresários para impulsionar os negócios.
A automação do processo de logística inclui, por exemplo, o uso de inteligência artificial no rastreio de rotas e entregas. Segundo a pesquisa, novas tecnologias e a automatização do processo de logística apareceram como fatores adicionais para o processo de crescimento em 18% das conversas.
Leia mais: Como a inteligência artificial toma decisões nas operações logísticas do e-commerce
A implementação de novas tecnologias é um reflexo de outra dinâmica observada entre os empreendedores. Conforme o estudo, as empresas têm buscado novos meios de vendas para seus produtos, utilizando, por exemplo, as redes sociais como o principal canal. Essa estratégia, contudo, tem sido adotada por 64% dos empreendedores.
Canais digitais, como sites de e-commerce, ainda superam a abertura de lojas físicas ou mesmo de franquias. Respectivamente, com 39% e 36% dos entrevistados optando por cada uma delas.
Plataformas de automação logística
O estudo de e-commerce mostra que 43% dos entrevistados utilizam algum sistema de gestão integrado, para a venda e entrega dos produtos. O processo, contudo, representa um gargalo para empresas de pequeno e médio porte.
Para driblar, os empreendedores estão utilizando plataformas do próprio ecossistema de e-commerce, combinados com sistemas de integração de vendas, estoque e logística. Essa combinação consegue otimizar operações fazendo, por exemplo, a sincronização automática de dados de estoque, com base na saída dos produtos.
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