Buscando sugestões para:
Publicidade
BYD
Custo/benefício
Nota 3,5 de 5Design
Nota 4 de 5Consumo
Nota 3.5 de 5Potência
Nota 4 de 5Conforto
Nota 4.5 de 5Acabamento
Nota 4 de 5Manutenção
Nota 3 de 5
A montadora chinesa BYD estreia no mercado brasileiro de automóveis de passeio com o SUV Tan EV. Trata-se do primeiro SUV com sete lugares 100% elétrico vendido no Pais. O nome – que em outros lugares é Tang – tem o objetivo de simplificar a fonética. Isso porque, em mandarim, a letra “g”, comumente usada em finais de palavras, não é pronunciada. Ou seja, a letra não faz falta no português.
A BYD é uma das maiores fabricantes globais de baterias e de veículos elétricos do mundo. Aliás, a chamada Blade Battery, com células de lítio-ferro-fosfato (LFP), é um dos destaques do BYD Tan EV.
O componente foi projetado para evitar eventuais problemas de segurança, pois organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, as coloca em um pacote de bateria, criando um espaço mais eficiente em comparação a baterias de lítio.
A bateria de 86,4 kWh do BYD Tan EV pode ser recarregada de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. Segundo a marca, a autonomia é de 437 km.
O Tan tem tração nas quatro rodas e dois motores elétricos (o frontal de 245 cv de potência e o traseiro de 272 cv), proporcionando potência combinada de 517 cv e torque de 68,5 kgfm. O Tan chega a 180 km/h de velocidade máxima acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
Na dianteira do BYD Tan EV chama atenção a enorme grade formada por uma série de lâminas cromadas. Na lateral, o teto curvo e com caimento suavizado dá um toque especial à aparência do SUV. A BYD projetou uma terceira coluna invisível, revestida de vidro. Já a traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação de LED.
O BYD Tan EV mede 4,87 metros de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura. O porta-malas aloja 235 litros. O interior tem acabamento de alta qualidade e arquitetura que economiza nos botões. A maioria dos comandos concentra-se na enorme tela da central multimídia, de 15,6 polegadas.