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Kia
Custo/benefício
Nota 3.5 de 5Design
Nota 4.5 de 5Consumo
Nota 3.5 de 5Potência
Nota 4 de 5Conforto
Nota 3.5 de 5Acabamento
Nota 4 de 5Manutenção
Nota 3.5 de 5
A Kia na era da eletrificação no mercado brasileiro, ao lançar o SUV compacto Stonic híbrido. Importado da Coreia do Sul, o Kia Stonic é equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de gerar 120 cv de potência combinada a 6.000 rpm e 20,4 kgm de torque.
Uma das atrações do Kia Stonic é o modo de condução Velejar, que estampa um ícone de um veleiro no painel de instrumentos ao entrar em ação. A central eletrônica identifica quando o carro está em uma velocidade constante e em rodagem plana.
Então, solta a embreagem e desliga o motor, economizando combustível e dando a impressão de que o SUV está livre, sendo empurrado pelo vento. Daí o paralelo com um veleiro.
O conjunto do motor está sincronizado ao câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem DCT. Segundo a Kia, o modelo roda 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l e alcança 190 km/h de velocidade máxima.
O único concorrente direta, de porte semelhante ao do Kia Stonic e motor híbrido é o Toyota Corolla Cross. Os demais são rivais por conta das dimensões e dos preços, mas só têm à disposição motores a combustão: VW Nivus e T-Cross, Fiat Pulse e Chevrolet Tracker.
Feito sobre a mesma plataforma M20, a mesma de Rio e Seltos, o Stonic mede 4,14 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 325 litros de bagagem.
Internamente, o Kia Stonic possui central multimídia com tela flutuante e sensível ao toque de oito polegadas, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e entradas USB.
Outros itens de série são câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento, ar-condicionado digital, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4,3 polegadas, airbags frontais, laterais e de cortina, sistema Isofix para fixar cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.