Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Inovação

5 tecnologias revelam como serão os meios de transporte no futuro

Veículos elétricos, autônomos, robôs e serviços sob demanda estão entre as novidades

2 minutos, 35 segundos de leitura

31/07/2022

Por: Redação Mobilidade

como serão os meios de transporte no futuro
Conviver com robôs não parece mais um cenário tão distante. Foto: Getty Images

Muitos se perguntam como serão os meios de transporte no futuro. Ao dar asas à imaginação, quais opções vêm à mente? Conviver com robôs não parece mais um cenário tão distante. Há alguns anos, ninguém imaginava pedir um carro por meio de um celular. Ainda mais a um preço acessível. 

Essas e outras tecnologias nos ajudam a saber como serão os meios de transporte no futuro. Afinal, muitas já estão sendo testadas e outras já estão prontas para entrar em ação. Confira as principais tecnologias:

1 – Transporte sob demanda

Atualmente, a população já consegue pedir um carro sob demanda. Basta abrir um aplicativo no celular e solicitar. Em poucos minutos, o veículo aparece. Entretanto, hoje em dia essa opção é mais comum com um carro individual. No máximo, é possível compartilhar a viagem.

Contudo, a novidade agora será ter esta opção no transporte público. Ou seja, usar um ônibus sob demanda. Assim, as rotas terão como base os pedidos dos passageiros, evitando que o ônibus passe por lugares sem necessidade.

Além disso, o preço da passagem também poderá variar de acordo com a demanda. Na prática, a tarifa pode ficar menor para o usuário e mais justa para as empresas que operam no serviço. Outra vantagem é que o passageiro vai esperar menos no ponto de ônibus. Afinal, se o veículo evita vias sem demanda, o trajeto fica mais curto.

No Brasil, já existem iniciativas como esta. Um exemplo é o CityBus 2.0, que opera na Grande Goiânia.

2 – Ônibus elétricos

Eletrificar a frota de ônibus já é uma meta em muitas cidades. Há cada vez mais produtos no mercado para os operadores. Com isso, será possível ter uma frota 100% elétrica no transporte público em um futuro breve. Na prática, motores elétricos com bateria fazem o veículo se mover de forma mais limpa e sustentável.

3 – Caminhões sem motorista

Imaginar um caminhão andando por aí sozinho pode parecer assustador. Entretanto, algumas tecnologias já permitem que veículos se comuniquem entre si. Então, se o primeiro caminhão tiver um motorista, os outros conseguem seguir o mesmo trajeto. Além disso, sensores, câmeras e radares garantem a segurança do trajeto.

4 – Robôs para fazer táxi

Além dos caminhões, veículos menores também podem “andar sozinhos”. A diferença é que no caso dos carros, é possível que a condução seja 100% autônoma. Assim, um computador pode reconhecer os sinais e pontos de parada. O resultado é um robô que atua como táxi para transportar passageiros, com segurança. Atualmente, a ZF oferece esse tipo de tecnologia. 

5 – Alertas em tempo real

Por fim, é cada vez mais uma realidade receber alertas em tempo real. Tanto passageiros do transporte público quanto motoristas. Por exemplo, aplicativos avisam quando há bloqueio em uma rua, acidente ou manifestações. Também existem ferramentas que informam sobre greves ou problemas operacionais em trens e ônibus.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login