5G no metrô de São Paulo? Linha 5-Lilás deve ganhar sinal de internet | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

5G no metrô de São Paulo? Linha 5-Lilás deve ganhar sinal de internet

Por: Fellipe Gualberto . Há 7 dias
Inovação

5G no metrô de São Paulo? Linha 5-Lilás deve ganhar sinal de internet

Saiba quais são as estações que contarão com sinal ainda este ano

1 minuto, 55 segundos de leitura

04/12/2024

O 5G já está disponível em uma das estações da Linha 5-Lilás, saiba onde é possível se conectar com internet. Foto: Divulgação/Metrô

A Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, já permite que seus usuários se conectarem à internet usando 5G. Até o final deste ano, as Estações Brooklin e Borba Gato também devem receber sinal. O restante da linha, que tem 20,1 km e 17 estações, ganhará conexão até a metade de 2026.

De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, em Campo Belo “há cobertura não apenas em toda a estação, mas também nos túneis por meio de um cabo irradiante, que permite a propagação contínua do sinal. Essa tecnologia elimina a oscilação do sinal durante o percurso no túnel”.

Leia também: Wi-Fi grátis em estações da ViaMobilidade, saiba como aproveitar o benefício

5G na Linha 5-Lilás

De acordo com Antônio Silva, diretor da Linha 5-Lilás, as Estações Campo Belo, Brooklin e Borba Gato foram as primeiras a receber o sinal de internet por permitirem uma instalação menos complexa. “No futuro, a Linha 17-Ouro fará integração com Campo Belo, por isso, aproveitamos enquanto o público é menor”, ele explica.

O diretor deixa claro que a instalação de antenas e repetidores de internet nos túneis é um trabalho que só pode ocorrer de madrugada, quando não há circulação de trens. Por isso, o prazo para terminar o serviço em todas as estações é apenas em 2026.

“A operação dos trens começa às 4h40 da manhã. As estações fecham à meia-noite, mas como o último trem sai das extremidades da linha nesse horário, continuamos com trens circulando até uma hora da manhã”, explica Silva. Sendo assim, o tempo para instalar as antenas é de apenas três horas por dia, quando a linha fica vazia de madrugada.

Por fim, a situação pode ser ainda mais desafiadora na Estação Santa Cruz. Essa estação da Linha 5-Lilás é a mais profunda de todo o Brasil, há 41.26 m abaixo do solo. “Neste local, teremos mais trabalho para instalar, devido aos seis andares na estação. A tecnologia já foi testada e funcionará no local, mas precisaremos aumentar o número de repetidores de sinal para atender à profundidade da estação”, conta Silva.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login