Inovação

Aumentam opções de patinete elétrico para o consumidor

Davinci, que aposta no avanço da micromobilidade urbana, coloca dois novos modelos no mercado

3 minutos, 27 segundos de leitura

22/09/2021

Por: Daniela Saragiotto

Equipamentos são dobráveis e podem ser carregados facilmente em uma mochila. Foto: Divulgação Davinci

Desde setembro, o mercado brasileiro conta com mais uma opção de patinete elétrico com a chegada da recém-lançada Davinci Micromobilidade. A marca, que estreia com uma linha de patinetes para o consumidor final, vendida, exclusivamente, por e-commerce e pré-venda, começou a ser desenvolvida, há mais de um ano, por três sócios: Eduardo Musa e João Ludgero, executivos que atuaram juntos na Yellow, e o publicitário James Scavone.

Musa foi o fundador e CEO da empresa de compartilhamento de patinetes, entre 2017 e 2018, e saiu antes da fusão com a Grin, movimento que acabou criando a Grow, startup que encerrou as operações, no Brasil, em 2020.

De acordo com João Ludgero, sócio e atual COO da Davinci, após o boom dos patinetes compartilhados, já na pandemia, em 2020, os executivos passaram a estruturar a empresa com base na certeza de que a procura por micromodais elétricos aumentaria. “Começamos com dois modelos de patinete, pensando, principalmente, em pequenos trajetos ou para complemento de rotas, já que eles são dobráveis e muito leves. Mas podemos evoluir para outros tipos”, diz Ludgero.

E a pandemia impulsionou esse processo, com a população buscando novas alternativas para seus deslocamentos. “Não há dúvida de que estamos em um período de reinvenção das cidades”, afirma Musa. Ele observa que as pessoas estão priorizando a compra de equipamentos do tipo, especialmente neste momento, em função da preocupação com a saúde.

A Davinci trabalha com foco em vários públicos. “O patinete se integra perfeitamente ao uso misto com o transporte público, como primeira ou última milha, por suas dimensões, seu peso e por ser dobrável. Ele pode ser colocado dentro de uma mochila, por exemplo, e levado no metrô, no ônibus ou no elevador, ao chegar ao trabalho”, diz Musa. Por essa e outras características, a Davinci trabalha com foco em vários tipos de consumidor.

“Os usuários da Faria Lima, conhecidos como ‘Faria Limers’ foram um marco na época do compartilhamento, mas imaginamos um universo maior. Queremos mostrar que pessoas mais velhas podem utilizar esse modal ou quem mora em regiões desabastecidas de transporte público, e imaginamos, até mesmo, o uso compartilhado por moradores de uma mesma casa”, diz James Scavone, cofundador e CCO da empresa.

Veículo de deslocamento urbano

A fábrica da empresa, instalada na Zona Franca de Manaus (AM), tem capacidade inicial para produzir até 20 mil produtos ao ano. Nos patinetes, são empregados em torno de 35% de conteúdo nacional, entre peças, embalagem e mão de obra, sendo os demais 65% formados por componentes importados. Dois modelos foram lançados, nesse primeiro momento, desenvolvidos para atender às necessidades da mobilidade urbana.

Esse é, de acordo com a empresa, seu principal diferencial, uma vez que os patinetes possuem todos os itens necessários para se enquadrar na categoria de veículo de deslocamento urbano, e não brinquedos eletromecânicos, como outras marcas do mercado. São eles: indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira e laterais, acoplados ao veículo, e comprimento limitado a 1,15 metro, dimensão igual ou inferior à de uma cadeira de rodas.

Os dois modelos iniciais são o DV1 (250 W de potência) e o DV2 (350 W), oferecidos a R$ 5.499,00 e R$ 6.499,00, respectivamente. A empresa oferece 1 ano de garantia para todos os patinetes no lançamento, além de frete grátis para São Paulo e pagamento em 10 vezes sem juros.

Ambos são dobráveis, pesam até 13 quilos e possuem autonomia média, de 25 e 35 quilômetros com as baterias totalmente carregadas. A empresa terá sede em São Paulo, na zona sul, onde haverá um showroom, para que os interessados conheçam e experimentem os equipamentos, batizado de Spazio Davinci, que irá disponibilizar tablets para quem quiser fazer a compra no local. O espaço contará com uma oficina autorizada para reparos e venda de acessórios e fará a manutenção dos produtos.

Davinci Micromobilidade
Pré-venda: https://www.davinci.mobi

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login