A Bajaj apresentou, no início de março, uma nova versão de sua scooter elétrica Chetak com algumas mudanças estéticas. A começar pelas novas opções de cores, além de um acabamento mais refinado que lhe garantiu o nome de “Premium”.
Antes vendida somente na cor azul, a Chetak agora terá mais duas opções: cinza e preta, ambas com acabamento fosco sobre a carroceria feita de metal. O assento da Chetak Premium tem tecido em dois tons e os espelhos retrovisores são pintados na mesma cor da scooter. A alça e as pedaleiras da garupa juntamente com outros detalhes da Chetak ganharam pintura preta, o que conferiu um ar sofisticado à pequena scooter elétrica.
Outra novidade está no painel de versão premium. Enquanto a versão de entrada tem tela monocromática, a premium traz uma tela colorida de LCD, que mostra de forma mais clara a carga da bateria, autonomia, velocidade, entre outras informações. A Chetak também conta com conectividade com smartphones, exibindo alerta de mensagens e chamadas no painel.
A Chetak Premium 2023 custa, na Índia, 152 mil rúpias, ou seja, cerca de R$ 9.600. As reservas já estão abertas e as entregas começam em abril. A versão de entrada da Chetak, com acabamento mais simples, tem preço de 122 mil rúpias (R$ 7.650).
Lançada em 2020, a scooter elétrica da Bajaj tem feito muito sucesso na Índia, pois o governo busca incentivar o uso de modais “limpos” para reduzir a poluição das grandes cidades. A Bajaj, inclusive, teve de inaugurar uma unidade fabril, com capacidade para produzir 10 mil unidades/mês, para atender a demanda.
Movida por um motor elétrico de 4.200 W, alimentado por uma bateria de 60,4 V, a Chetak pode chegar a 60 km/h. Sua bateria garante autonomia para 90 quilômetros, ou seja, trata-se de uma scooter elétrica essencialmente urbana. O tempo de recarga em uma tomada comum é de 4 horas.
A Chetak também está cotada para vir ao Brasil, como revelou o diretor de operações da Bajaj no País, Waldyr Ferreira, ao MotoMotor. Contudo, por enquanto, a scooter movida a bateria da Bajaj segue disponível apenas na Índia.