Dicas para escolher o melhor capacete para andar de moto; assista

O capacete é obrigatório e o principal equipamento de segurança do motociclista. Foto: Divulgação / Ducati
Arthur Caldeira
10/12/2020 - Tempo de leitura: 3 minutos, 29 segundos

O capacete, além de ser obrigatório por lei para pilotar motos e scooters, é o principal equipamento de segurança do motociclista. Segundo estudo da Escola Paulista de Medicina, 68% das lesões graves com motociclistas são na cabeça, e um bom capacete bom pode fazer a diferença. Porém, muitos se preocupam apenas com questões estéticas, como o formato ou a pintura do casco. Pensando nisso, fizemos um vídeo com dicas práticas de como escolher o melhor capacete para você (clique na foto acima e assista).

Além do grafismo, existem outros detalhes importantes que precisam de atenção na hora de escolher o seu capacete. É preciso conhecer os modelos mais apropriados para o tipo de utilização que você faz da moto, além de levar em conta o material de fabricação do casco, o tecido da forração interna, o tipo de fecho, etc..

Confira algumas dicas para escolher o seu capacete e rodar por aí, com conforto e segurança.

Tamanho certo

Ao comprar seu capacete, mais importante do que a cor e os grafismos do casco é escolher o tamanho certo. E, sinto lhe dizer, o capacete precisa ficar justo na sua cabeça. Isso não significa que precisa apertar seu crânio, mas também não pode ficar solto. O ideal é que, quando você balance a cabeça, ele acompanhe o movimento e não balance sozinho. Uma fita métrica no meio da testa ajuda a saber o seu tamanho, que varia de 56 a 62, geralmente.

Afixado devidamente

Outro erro de muitos motociclistas é não fixar corretamente o capacete à cabeça. Não adianta deixar ele na testa, como fazem muitos motociclistas. O capacete, se for integral, precisa ser colocado corretamente, cobrindo todo o rosto. A cinta jugular precisa ser afivelada e também deve ficar bem justa ao pescoço – sem apertar, mas não pode ficar folgada.

Proteja seus olhos

O Código de Trânsito Brasileiro também determina que os motociclistas devem utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso. Vale reforçar que os óculos aos quais a lei se refere não são óculos de sol, mas sim os específicos para motociclismo, como utilizados em provas de motocross.

E tem mais, quando a moto estiver em movimento, a viseira ou óculos de proteção deverão estar posicionados de forma a dar proteção total aos olhos. Ou seja, rodar com a viseira aberta é infração de trânsito. Além de ser perigoso, pois algum detrito ou inseto pode atingir seus olhos e causar lesão ao globo ocular e ainda levar a uma queda. Outra dica importante é: as viseiras escuras (fumê ou coloridas) só podem ser usadas durante o dia, até às 18h; à noite podem render multas.

Cabeça limpa

Equipamento de proteção de uso obrigatório, o capacete pode juntar fungos, bactérias e ácaros se você não cuidar dele. Por uma questão de higiene, o capacete deve ser lavado, pelo menos, uma vez por mês. A maioria dos capacetes tem forros removíveis e laváveis. Pode se utilizar água morna, sabão neutro ou de coco e uma escova de cerdas macias. Depois de lavado, enxague bem e seque a sombra.

Cuidados

Além de mantê-lo limpo, é preciso ter alguns cuidados com seu capacete. Evite deixá-lo exposto ao sol por muito tempo, pois a luz solar pode reduzir a vida útil dos componentes. Quando parar em algum lugar, fique atento aonde vai colocar seu capacete. Evite deixá-lo no chão, pois além de anti-higiênico, algum inseto pode entrar e lhe causar uma surpresa nada agradável. E, em tempos de Covid-19, não empreste seu capacete a ninguém.

Cuidado para não deixar seu capacete cair no chão. Uma queda de um local muito alto pode até condenar o item. Nunca é demais lembrar que, em caso de queda ou acidente, no qual o capacete seja atingido, será preciso trocá-lo. Mesmo que não haja danos aparentes.