Beleza e funcionalidade, o segredo de sucesso de motos e scooters
O real mérito do design é adicionar elementos de funcionalidade e praticidade a um desenho/projeto atraente
2 minutos, 37 segundos de leitura
29/03/2022
Design é uma palavra cujo significado vai além do senso comum: não se traduz em mera conotação estética. Para além do aspecto de estilo, o design abrange a totalidade de um projeto, que se inicia na concepção, passa pela adequação de forma e funcionalidade e, geralmente, se conclui com estudos de viabilidade econômica.
Web design, design gráfico, design de interiores, game design: como se vê, nosso dia a dia está cheio de design, presente quando abrimos a página de um site, na capa de um livro, no mobiliário de nossas casas e escritórios, nos games e, claro, nas motos e scooters.
O design aplicado à mobilidade sobre duas rodas tem um fascínio todo especial, que exige genialidade e esmero na concepção. Lançar uma nova motocicleta demanda um longo percurso. Da ideia inicial à industrialização são várias as etapas, que envolvem uma equipe multidisciplinar cujo objetivo é oferecer ao cliente confiabilidade, segurança, funcionalidade e, é claro, beleza.
Tradição e ousadia
Um dos mais significativos exemplos de design de sucesso no setor de duas rodas é a Honda Biz, que deriva diretamente do veículo a motor mais vendido de todos os tempos, a Honda Super Cub – aqui no Brasil, Honda C 100 Dream.
Ao conceito original datado do final dos anos 1950, a Honda Biz incorporou ousadia sob forma de um prático porta-capacete sob o banco, elemento de funcionalidade e praticidade, que tornou o que era bom ainda melhor. Tal progresso veio acompanhado de formas modernas e harmoniosas, que imediatamente conquistaram uma grande legião de fãs.
Um insuperável ícone da indústria motociclística mundial, a atual Biz segue inovando, em aspectos de design, com praticidade e funcionalidade, em um visual mais estiloso evoluído e consoante com a estética moderna.
No âmbito da indústria de motos, a figura da moto-conceito também marca presença. Esses veículos, geralmente apresentados em salões internacionais, têm por objetivo testar a receptividade do público. Muitas vezes, estes verdadeiros “ensaios de estilo” acabam determinando o surgimento de novos modelos e segmentos de motos e scooters.
Isto aconteceu com a Honda Africa Twin, que, antes de chegar ao mercado em sua versão definitiva, foi mostrada como representante do conceito “True Adventure”, que apresentava características até então inéditas como leveza, agilidade e uma real capacidade de enfrentar estradas ruins.
Na esteira deste bem estruturado caso de sucesso de design também veio a scooter City Adventure, cuja estratégia foi similar: sondar a aceitação a uma scooter aventureira, e que hoje transformada em produtos comercializados, como a Honda X-ADV e a Honda ADV.
Os novos modelos não trouxeram apenas formas ousadas, mas uma nova maneira de explorar a mobilidade sobre duas rodas. Este é o real mérito do design: adicionar elementos de funcionalidade e praticidade a um desenho/projeto atraente.
Atender clientes que tenham necessidades e anseios variados com produtos que os satisfaçam plenamente, aliando tecnologia, praticidade e funcionalidade, e com formas que surpreendam e seduzam: eis o papel do design na mobilidade.
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