BMW lança câmbio ‘automático’ para motos; veja como funciona

Nova tecnologia dispensa a alavanca para acionar manualmente a embreagem. Fotos: Divulgação/BMW
Arthur Caldeira
03/05/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 34 segundos

A BMW apresentou um novo câmbio “automático” para suas motos. Batizado de Automated Shift Assistant, assistente de mudança automatizado, em português, o sistema dispensa o manete de embreagem. O acionamento da embreagem passa a ser feito de forma automatizada, dispensando a alavanca manual para acionar a embreagem. Já as trocas de marchas também podem ser feitas de forma automática ou “manual”, pelo pedal de câmbio.

Embora seja mecanicamente semelhante ao câmbio tradicional, o acionamento da embreagem e as trocas de marchas ficam a cargo de atuadores eletromecânicos. De acordo com a BMW, a solução torna a condução mais simples e confortável. Para a marca, a automatização da embreagem e das trocas de marchas não sacrifica a dinâmica emocionante das mudanças.

A fabricante, contudo, não deixou claro qual modelo de moto irá utilizar o novo câmbio. A BMW afirma apenas que o câmbio cria uma ligação ainda mais direta com o motor boxer. Ou seja, a tecnologia deve equipar primeiro os modelos da linha R, como a R 1300 GS ou a R 1250 RT, ambas à venda no Brasil.

Como funciona o câmbio automático das motos BMW?

Segundo a BMW, o Automated Shift Assistant é a evolução lógica e técnica do Shift Assistant Pro, espécie de quickshift da marca que permite subir ou reduzir sem acionar o manete de embreagem. Entretanto, no sistema tem o manete, para engatar a primeira marcha, ou caso o piloto prefira acionar a embreagem manualmente.

Atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente acionam a embreagem e fazem as trocas de marchas

Já no caso do novo sistema, existem dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente que operam a embreagem e o câmbio. Ao acionar o pedal de câmbio com o pé, para engatar a primeira marcha, por exemplo, um sensor envia a solicitação à unidade de controle. Sensores adicionais determinam as rotações do eixo piloto da transmissão e a posição da embreagem. Essas informações vão para uma unidade de controle do câmbio. Em conjunto com a ECU do motor controla a embreagem, a atuação e as trocas de marchas.

A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico. O atuador regula o deslizamento necessário da embreagem e determina a hora de engatar e desengatar ao trocar de marcha.

No modo de mudança manual “M”, o condutor pode mudar as marchas no pedal de câmbio da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a mudança acontece. Se as rotações do motor caírem abaixo de um mínimo dependendo da marcha, as reduções também acontecerão automaticamente no modo manual. Tudo para evitar que o motor pare e a moto “morra”.

Por outro lado, no modo de mudança “D”, as trocas de marchas são feitas automaticamente, dependendo do modo de pilotagem, das rotações do motor, da posição do acelerador e dos parâmetros do ângulo de inclinação. As trocas acontecem de acordo com a situação de pilotagem e os requisitos dinâmicos. O piloto escolhe os modos em um botão no punho esquerdo.

Benefícios do Automatic Shift Assistant, segundo a BMW

A BMW lançou seu câmbio automático (ou automatizado) para motos sob o lema de “simplifique seu passeio”. De acordo com o comunicado da marca, pilotar com o Automated Shift Assistant também se torna mais agradável graças às mudanças rápidas e adaptadas às rotações e à carga. Segundo a fabricante alemã, os benefícios da tecnologia são:

Motos com o sistema não terão manete de embreagem
  • Elimina completamente a necessidade do piloto operar a embreagem.
  • Mudanças de marcha dinâmicas e confortáveis ​​para maior prazer de pilotagem.
  • Opção de troca de marchas manual ou automática.
  • Adapta automaticamente as mudanças de marcha às preferências dinâmicas do piloto no modo D automatizado.
  • Elimina a possibilidade de parada do motor devido a mudanças de marcha desfavoráveis.