BMW mostra nova moto elétrica urbana para atrair jovens
Nova CE 02 tem motor elétrico de 11 kW com autonomia para até 90 quilômetros; ainda não há previsão para o modelo chegar ao Brasil
Em meio às comemorações dos 100 anos de produção das motos BMW, a fabricante alemã apresentou uma nova moto elétrica com foco nos jovens. Com design minimalista, a nova CE 02 tem motor de 11 kW de potência e pode chegar a 95 km/h de velocidade máxima. A autonomia da nova moto elétrica da BMW gira em torno de 90 quilômetros com uma carga.
A CE 02 tem, inclusive, uma versão com menos potência, permitida para jovens a partir de 14 anos em alguns países europeus. A CE 02 é a segunda moto elétrica da BMW, pois, há dois anos, a marca apresentou a CE 04, uma scooter de melhor desempenho.
CE 02 chega em duas versões
Com dimensões compactas, a nova BMW CE 02 usa rodas aro 14. Calçadas com pneus largos, a nova moto elétrica da BMW tem a proposta de atender jovens pilotos em deslocamentos urbanos. Seu desenho lembra muito o de uma mobilete, porém movida a baterias.
Com peso de 132 kg, a CE 02 tem um motor elétrico central, com transmissão final feita por correia dentada. Em sua versão normal, produz até 15 cv de potência máxima e atinge 95 km/h – a autonomia, nesse caso, é de 90 km. Por outro lado, sua versão “mais fraca”, que permite o uso por jovens ou motoristas com carteira de carros, tem apenas 5 cv e velocidade limitada a 45 km/h. O peso também cai apra 119 kg.
A bateria, de íons de lítio, de alta voltagem tem 48 V. A nova BMW CE 02 vem de série com um carregador externo de 0,9 kW, que recarrega a bateria em 5,2 horas em tomadas domésticas. Entretanto, o tempo de recarga cai para 3,5 horas com o carregador rápido de 1,5 kW, vendido como acessório.
Moto elétrica BMW tem ABS só na dianteira
Assim como seu design, a parte ciclística da pequena moto elétrica da BMW preza pelo minimalismo e pela inovação. O quadro tubular usa garfo telescópico na dianteira e um monobraço traseiro em alumínio.
As rodas de 14 polegadas calçam largo pneus sem câmara nas medidas 120/80, na dianteira, e 150/70, na traseira. Ambas trazem freios a disco, contudo o sistema ABS atua somente na roda dianteira.
Para controlar toda a potência e o torque de 55 Nm, além de ampliar a autonomia, a BMW instalou modos de pilotagem na CE 02: Flow e Surf. O modo “Flow” oferece resposta suave do acelerador e recuperação média da bateria. Fora do tráfego da cidade, o “Surf” oferece resposta direta do acelerador e recuperação zero, o que permite o máximo de inércia e cruzeiro sem esforço.
Além disso, a nova moto elétrica da BMW conta com um pequeno painel de TFT, com informações básicas, mas que traz conectividade para smartphones. Dessa forma, o condutor pode usar o celular como um painel extra, para usar o navegador, por exemplo. Outra opção inovadora são os óculos inteligentes ConnectedRide, que usam tecnologia head-up display e mostram informações no campo de visão do condutor. Veja como funcionam os óculos inteligentes aqui.
A BMW irá vender a nova CE 02 na Europa e nos Estados Unidos. O preço, nos EUA, parte de US$ 7.599 (cerca de R$ 37.200). Ainda não há previsão de que a moto elétrica chegue ao Brasil.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários