Inovação

BMW revela SUV elétrico iX M60 com 619 cv e autonomia para 566 km

SUV elétrico da BMW tem motor de 619 cv e autonomia para rodar até 566 km; com desempenho esportivo, iX M60 chega aos 100 km/h em 3,8 segundos

2 minutos, 4 segundos de leitura

07/01/2022

Por: Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

bmw ix m60
BMW usa madeira com certificação FSC, couro curtido com extrato de folha de oliveira e outros materiais naturais no interior do iX M60 Crédito:BMW/Divulgação

Feito na Alemanha e com vendas previstas para junho, o iX M60 é a estrela da BMW na Consumer Electronics Show (CES), a badalada feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos. O SUV é o segundo modelo da marca bávara feito pela divisão M (depois do i4 M50). Por isso, já nasce com veia esportiva.

O iX M60 tem um motor elétrico de 455 kW, ou seja, potência equivalente a 619 cv. Já o torque é de brutos 103,5 mkgf no modo Sport, mas o valor sobe ainda mais no modo Launch Control, e chega a 112,1 mkgf. Resultado: aceleração 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

BMW
BMW/Divulgação

Para redução de peso, afinal, a BMW utilizou soluções como alumínio, carbono (no teto) e outros materiais leves em toda a carroceria. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de apenas 0,26.

Autonomia

Alimentado por baterias que ficam no centro do assoalho, para melhor distribuição de peso, o iX M60 tem autonomia para rodar até 566 km com a carga completa. O SUV elétrico tem tração elétrica nas quatro rodas, bem como suspensão pneumática com controle de altura automático e outros ajustes feitos pelo time de engenharia da divisão M.

BMW/Divulgação

No visual, o BMW iX M60 se diferencia do iX convencional por meio de detalhes como pinças de freio pintadas em azul e os logotipos “M”, colados nas laterais. Curiosamente, ao contrário dos demais modelos feitos pela divisão esportiva, o tom da logomarca é único (Titanium Bronze). Já as rodas de liga leve têm 22 polegadas.

Da porta para dentro, entretanto, destaque para o volante do SUV, que tem formato hexagonal. Desse modo, tem bancos com encostos de cabeça integrados, forro do teto em cor antracite e novo sistema operacional de oitava geração. A tecnologia, em síntese, funciona integrada ao grande painel curvado. Entre os itens, há o Live Cockpit Professional e Natural Interaction, que permitem operar funções por fala e gestos. Outra característica é a possibilidade de receber atualizações remotas.

BMW
BMW/Divulgação

Por fim, o SUV oferece navegação com o sistema BMW Maps (baseado em nuvem e com vídeo de realidade aumentada no display de controle). Assim como som premium Bowers & Wilkins Diamond Surround. Tem, ainda, faróis BMW Laser Light e bancos dianteiros com ventilação.

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