Brasil aparece em últimas colocações no ranking de cidades inteligentes | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Brasil aparece em últimas colocações no ranking de cidades inteligentes

Por: Redação Mobilidade . 16/04/2024
Inovação

Brasil aparece em últimas colocações no ranking de cidades inteligentes

Observatório de Cidades Inteligentes avaliou 142 cidades de todo o mundo; Zurique é a primeira colocada

1 minuto, 43 segundos de leitura

16/04/2024

Pela primeira vez, nenhuma cidade norte-americana apareceu no Top 20; São Paulo e Rio de Janeiro foram as únicas brasileiras colocadas. Foto: Adobe Stock

São Paulo e Rio de Janeiro aparecem nas últimas 15 colocações no ranking de cidades inteligentes. A quinta edição do Índice de Cidades Inteligentes desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IMD) avaliou 142 cidades. Zurique, a capital da Suiça, manteve o primeiro lugar pela quinta vez, desde a primeira edição.

O Índice de Cidades Inteligentes utilizou dados oficiais e respostas de pesquisas de cidadãos em todas as cidades, espalhadas pelo mundo. O levantamento tinha como objetivo identificar e avaliar as tecnologias implementadas nas cidades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes. Entre uma edição e outra, a cidade de São Paulo caiu duas posições (de 130 para 132). Já o Rio de Janeiro, desceu três (de 136 para 139).

Leia também: Ranking de cidades inteligentes indica Londres como principal polo de inovação e sustentabilidade

O índice foi produzido em parceria com a Organização Mundial de Cidades Inteligentes Sustentáveis ​​(WeGO), com sede em Seul. Também contou com o apoio de associações internacionais de governos locais, fornecedores de soluções tecnológicas inteligentes e instituições internacionais.

“As cidades devem conceber e adotar estratégias que possam resistir ao teste de um futuro atormentado por incertezas crescentes”, disse Bruno Lanvin, presidente do Observatório de Cidades Inteligentes. Para ele, a adoção de novas tecnologias como a inteligência artificial, deverá aumentar nos próximos anos.

As capitais norueguesa e australiana, Oslo e Camberra, em segundo e terceiro lugares no ranking, respectivamente. Outra cidade suíça, Genebra, ficou em quarto lugar e Singapura está em quinto lugar. Pela primeira vez desde a criação do Índice em 2019, não houve cidades norte-americanas entre as 20 primeiras.

Zurique, Oslo, Singapura, Abu Dhabi, Pequim e Seul são as cidades com desempenho mais consistente no Top 20 desde o início do Índice em 2019.

Primeiras colocações do ranking de cidades inteligentes

  1. Zurique
  2. Oslo
  3. Camberra
  4. Genebra
  5. Singapura
  6. Copenhague
  7. Lausana
  8. Londres
  9. Helsinque
  10. Abu Dabi
  11. Estocolmo
  12. Dubai​
  13. Pequim
  14. Hamburgo
  15. Praga
  16. Cidade de Taipé
  17. Seul
  18. Amsterdã
  19. Xangai
  20. Hong Kong

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login