Conheça o SWAPA, microcarro elétrico que tem o comprimento de uma scooter | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Conheça o SWAPA, microcarro elétrico que tem o comprimento de uma scooter

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . 21/06/2024
Inovação

Conheça o SWAPA, microcarro elétrico que tem o comprimento de uma scooter

Segundo a fabricante, modelo elétrico produzido em Singapura e distribuído na Itália tem autonomia 100 km

2 minutos, 18 segundos de leitura

21/06/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

O microcarro elétrico já está a venda na Itália, mas ainda não tem previsão para chegar em outros países. Foto: Divulgação/SWAPA

A praticidade de uma scooter, mas com o conforto de um carro. Essa é a promessa do SWAPA, microcarro elétrico produzido em Singapura e distribuído pela Filante Motos, na Itália. O veículo tem como objetivo tornar a mobilidade urbana mais prática e permitir que os usuários estacionem em qualquer vaga.

Leia também: Hopper, conheça o novo veículo elétrico alemão

De acordo com o site oficial da distribuidora: “O SWAPA foi criado para a cidade. O veículo possui, no máximo, 100 km de autonomia”. Com dois bancos em fila, o veículo se assemelha a uma moto e permite transportar um passageiro além do motorista.

Ao mesmo tempo, a distribuidora também destaca que o microcarro pode estacionar em vagas destinadas a scooters. O design do SWAPA, que lembra um carro compactado lateralmente, garante que o quadriciclo tenha apenas 2,5 m de comprimento e 1,3 m de largura.

O site da distribuidora afirma que, na Itália, o veículo poderá ser dirigido por pessoas com mais de 14 anos de idade. No Brasil, por outro lado, menores de idade não poderiam guiar o carro elétrico.

Por fim, o veículo conta com dois botões em sua traseira que, quando pressionados, o movem para frente e para trás. Sendo assim, o motorista pode fazer manobras após sair do carro e estacionar até nas menores vagas.

SWAPA, o microcarro que promete praticidade

O carro elétrico pode trocar a bateria durante uma viagem e conta com direção hidráulica, GPS e outras funções. Foto: Divulgação/SWAPA

De acordo com a fabricante, o SWAPA pode alcançar a velocidade máxima de 45 km/h e sua bateria tem autonomia para percorrer até 100 km, no máximo. O modelo conta com baterias removíveis que podem ser trocadas durante uma viagem ou recarregadas em qualquer lugar.

Saiba mais: Carro solar: empresa dos Estados Unidos produzirá o primeiro veículo movido a luz do sol

A empresa destaca em seu site que “você pode carregar as baterias de lítio na garagem de sua casa, diretamente nos postos de carregamento públicos, em casa ou no escritório”. De acordo com os vendedores, o processo de carregamento demora, em média, três horas e meia.

O microcarro ainda possui direção hidráulica, ar-condicionado, GPS, câmera traseira para estacionar e conta com atualização remota de software OTA durante o carregamento.

Por fim, o veículo está à venda em quatro cores: dois tons de prata, azul e rosa. O microcarro está disponível apenas na Itália até o momento e custa 15 mil euros, sendo necessário fazer um depósito de 200 euros para reservar o automóvel.



De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login