Os aplicativos de mobilidade já estão incorporados na rotina de quem vive nos grandes centros, com uso ainda mais frequente pelo público mais jovem.
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Uma pesquisa sobre o comportamento das pessoas em relaçao aos aplicativos de mobilidade encomendada pela 99 junto ao Instituto Datafolha, revela que a Geração Z – que compreende os nascidos a partir do ano 2000 – da região metropolitana de São Paulo, é a que mais usa a categoria 99Pop para lazer e encontros sociais, com 86% do total.
O mesmo estudo revelou que os Millennials – nascidos entre 1982 e 1994 – usam os apps principalmente para questões relacionadas à saúde (81%). O levantamento, efeito para mapear os hábitos de quem utiliza o app, foi realizado no mês de setembro do ano passado, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com homens e mulheres, de 18 a 75 anos.
Além de aplicativos de mobilidade, outras plataformas também têm uso frequente pela população, entre elas as que monitoram o transporte público, fazem recarga de cartão de transporte, traçam rotas, entre outros serviços. Confira, a seguir, 5 apps que ajudam nos deslocamentos diários de diversas formas.
Recém lançado, o aplicativo da ViaMobilidade ajuda nos deslocamentos ao enviar notificações sobre o status operacional de todas as linhas de trem e metrô da Região Metropolitana de São Paulo e não apenas das que estão sob sua gestão.
Assim, para ativar a funcionalidade, basta habilitar as notificações nas configurações do smartphone para passar a receber informações em tempo real sobre o status de cada linha, atualizadas por cada concessionária.
Entetanto, no caso das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade insere informações no sistema quando há alguma alteração operacional, como manutenção programada, entre outras situações.
Além disso, o aplicativo, que está disponível para download para sistemas Android e IOS, permite fazer uma busca pelo nome de cada estação do sistema metroferroviário. Dessa forma, ao encontrar a estação, o app traz um mapa destacando as ruas próximas ao local de interesse.
Por fim, o App ViaMobilidade ainda tem contato direto com a central de atendimento via chamada automática pelo telefone 0800-770-7106.
Bem como para o SMS Denúncia: (11) 91277-6323: basta um clique e o app de envio de mensagens é acionado automaticamente, já com o número inserido.
Operando em106 países e, no Brasil, presente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o Moovit fornece dados do transporte público.
Dessa forma, o aplicativo fornece opções de rotas para chegar a um destino, tempo estimado de viagem, linhas de ônibus, trem, metrô, VLT ou barca disponíveis para o trajeto, os horários previstos para a chegada do transporte, entre outras informações.
Entretanto, ele conta, também, com as notificações para o trajeto com envio de avisos quando estiver próximo ao ponto de chegada, evitando que o usuário passe da sua parada. Já os avisos para problemas e atrasos são enviados quando algum acidente ou falha é identificado no percurso.
Além de ser uma espécie de GPS para motoristas de carros particulares e motoristas de aplicativo, o Google Maps também exibe o horário em que o transporte vai passar nos pontos de parada, alerta o usuário sobre possíveis congestionamentos e informa lotação de transportes coletivos como trem, ônibus e metrô.
Para obter todas essas funcionalidades, abasta abrir o aplicativo, colocar o destino e clicar em “Rotas”. Na parte superior da tela, vá em “Transporte público” eescolha o modo de transporte. Aparecerão diversas opções, como a de conferir e ajustar datas e horários de partidas, por exemplo.
O TOP oferece a opção de compra de QR Code pelo app, aceitos nos trilhos e em ônibus intermunicipais de São Paulo e região. Pelo App TOP, é possível pagar com PIX, Cartão de Crédito e Cartão de Débito. Ele oferece, também, a possibilidade de solicitar e recarregar um Cartão TOP.
Já a recarga do bilhete único para embarque na rede municipal ainda não é possível, mas a empresa informa que será no futuro, pois o serviço já está em fase de homologação.
Antes conhecido como Recarga.com e disponível para Android e iPhone (iOS), o aplicativo tem diversas funcionalidades, entre elas realizar recargas de Bilhete Único. Com funcionamento garantido em todas as operadoras, ele não necessita de cartão de crédito, com o usuário podendo escolher a forma de pagamento.
O app é uma ótima opção para os momentos em que o crédito termina e não há nenhuma forma de realizar uma recarga com facilidade. Toda vez que um celular for recarregado pelo software, seu número é salvo no histórico, facilitando o processo nas futuras recargas.
Essa funcionalidade do app funciona em cidades como São Paulo (SP), Diadema (SP), Ribeirão Preto (SP), Pelotas (RS), Recife (PE) e São José dos Campos (SP).
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