Localizado na região metropolitana da Grande São Paulo e parte do chamado ABC, São Caetano do Sul conquistou a liderança no eixo Educação do Connected Smart Cities.
O município obteve, dessa forma, indicadores mais elevados que os dos demais municípios brasileiros. E se destacou em outros eixos, como Segurança (1º lugar); Governança (4º) e Economia (9º).
Além disso, o município paulista é o quarto colocado, no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022, e ocupa a primeira posição entre as cidades com 100 mil a 500 mil habitantes.
Ele obteve, ainda, a segunda colocação entre a Região Sudeste, saltando uma posição, na comparação com o resultado do ano passado.
Leia também: Belo Horizonte se destaca em Saúde.
José Auricchio Júnior, prefeito de São Caetano do Sul,comenta que o estudo contribui, significativamente, na medida em que estimula a troca de experiências e boas práticas entre os municípios do País.
E o gestor reforça sua visão de smart cities. “Uma cidade inteligente é conectada, possui sistemas integrados e um alto padrão de qualidade nos serviços públicos”, diz.
No âmbito de Educação, recorte em que a cidade lidera, em 2022, o município tem uma das notas mais elevadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais, de 6,2.
A taxa de abandono é de 0,7%, no 1º ano do ensino médio público, e o investimento, per capita, no segmento ultrapassa R$ 3 mil.
A cidade obteve, também, bons indicadores na média de alunos por turma (30), na de hora-aula diária (5,5) e índice de computadores ou tablets (2).
Em Saúde, São Caetano conta com mais de 4,5 leitos, para cada mil habitantes, quando o recomendado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), está entre 3 a 5 leitos, para cada mil.
Assim, são 572 médicos, para cada 100 mil habitantes, mortalidade infantil de 6,6 óbitos, para cada mil nascidos vivos, e investimento de R$ 2.970, por pessoa.
Em Economia e Empreendedorismo, 1% do total de empresas está no setor de economia criativa, 15,6% são microempresas individuais (MEIs), 1,5% do PIB, per capita.
São Caetano registra 94% de independência dos empregos do setor público, com 0,78 emprego formal para cada habitante em idade ativa.
Leia também: Confira o ranking com as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.